FILANDORRA PROSSEGUE AULA VIVA SOBRE GIL VICENTE PARA AS ESCOLAS DE VALPAÇOS, VILA POUCA DE AGUIAR E ALJJÓ

A iniciativa Ciclo de Teatro Vicentino para as Escolas continua a marcar a agenda de espectáculos da Filandorra – Teatro do Nordeste, com a representação dos textos vicentinos que integram o programa curricular da disciplina de Português, Auto da Barca do Inferno e Farsa de Inês Pereira, para os alunos de Valpaços, Vila Pouca de Aguiar e Alijó.

Numa parceria com os Agrupamentos de Escolas e Municípios locais que continuam a apostar na Filandorra para a formação de públicos para o teatro, os alunos vão ter oportunidade de assistir a esta AULA VIVA sobre o teatro vicentino a partir da representação teatral, precedida de uma introdução didática a contextualizar as componentes do texto dramático (texto, dramaturgia, encenação, interpretação, cenário, guarda-roupa, luminotecnia e sonoplastia)  pelo encenador e diretor da Companhia, David Carvalho.

É no “novo” Auditório Arte e Cultura Luís Teixeira em Valpaços, que a Filandorra apresenta amanhã, pelas 10h30, a peça Auto da Barca do Inferno para todos os alunos que frequentam o 9º ano de escolaridade do Agrupamento de Escolas daquele concelho. À tarde, pelas 14h30, os alunos no 10º ano daquele agrupamento vão ter a oportunidade de assistir à Farsa de Inês Pereira, texto de leitura obrigatória na disciplina de Português. Na quarta-feira é a vez dos alunos do Agrupamento de Escolas de Vila Pouca de Aguiar poderem assistir à Farsa de Inês Pereira, no Cineteatro Municipal pelas 10h00. O calendário de espectáculos vicentinos encerra em Alijó na próxima sexta-feira, 01 de Março, com os dois textos vicentinos a subirem ao palco do Teatro Auditório Municipal pelas 10h00 e 14h00.

A encenação dos espetáculos é de David Carvalho, que lhes conferiu um sentido pós-moderno mas respeitando fielmente o texto original. A galeria de personagens vicentinas é atualizada no espaço e no tempo modernos, viajando ao som de ícones musicais da atualidade e desfilando sob guarda-roupa vistosamente contemporâneo, de modo a provocar a reflexão e o diálogo entre o teatro e a realidade junto do público escolar. Ambos os espectáculos têm as interpretações de Anita Pizarro, Bibiana Mota, Débora Ribeiro, Helena Vital Leitão, Sofia Duarte, Bruno Pizarro, Rui Moura e Silvano Magalhães. Por detrás da cortina, na luz e som, estão Carlos Carvalho e Pedro Carlos.

Partilhar
Autor
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
pexels-pixabay-47730
Quase 100 pessoas impedidas de entrar em recintos desportivos em 2024 – APCVD
2
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal
3
CINFAES
Câmara de Cinfães atribui mais de 100 mil euros em 216 bolsas de estudo
4
Viseu
Centro histórico de Viseu sem carros ao fim de semana até setembro

Artigos relacionados

santa comba dão
Oliveira de Frades Rockfest
vinho
1200px-Viseu_-_Teatro_Viriato_(1)
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Fique por dentro das últimas novidades e conteúdo exclusivo.
Procurar
Últimas notícias
pexels-pixabay-47730
Quase 100 pessoas impedidas de entrar em recintos desportivos em 2024 – APCVD
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal
CINFAES
Câmara de Cinfães atribui mais de 100 mil euros em 216 bolsas de estudo
santa comba dão
Autarca de Santa Comba Dão considera que “há outras maneiras” de celebrar democracia