Francisco Soares – Campeão Nacional de Cadetes em Judo 2019 (-55Kg)

2015

 

Este Sábado dia 09 de fevereiro realizou-se em Portimão o Campeonato AS Nacional Cadetes em Judo. A prova decorreu na Arena de Portimão e o Judo Clube de Viseu participou com Francisco Soares (-55Kgs) e com Levi França (-66kgs).

Francisco Soares a lutar nos -55Kgs, tinha como principal objetivo as medalhas e se possível repetir o feito de 2017, quando se sagrou Campeão Nacional de Cadetes nos -50Kgs. De combate em combate, foi sem surpresa que chegou à final após demonstrar a sua superioridade perante os seus adversários.

Na final e não havendo pontuação nos 4 minutos de combate, foi já em Golden Score (Ponto de Ouro) que tudo se decidiu. Com 9 minutos de tempo extra de combate, uma verdadeira batalha épica que já não deixava ninguém indiferente, foi Francisco Soares que com uma projeção espetacular ganhou o combate e arrecadou a medalha de Ouro.

O atleta do judo Clube de Viseu subiu ao lugar mais alto do pódio, tendo sido de imediato convocado para representar a Seleção Portuguesa de Cadetes, que irá participar no próximo dia 16 de fevereiro, na Taça da Europa de Fuengirola (Espanha). Além desta competição, a conquista do título permite-lhe integrar a Seleção Nacional na participação em Taças da Europa, de modo a tentar atingir os mínimos de qualificação para o Campeonato da Europa de Cadetes que se realizará de 27 a 30 de Junho em Varsóvia – Polónia.

Levi França, atleta ainda no seu 1º ano do Escalão, lutou nos -66Kgs tendo tido no combate inicial um adversário muito forte que não conseguiu levar de vencida. Foi uma boa experiência para o jovem Atleta que no passado dia 19 de Janeiro se havia sagrado Campeão da Zona Norte.

Está de parabéns o Atleta, o Clube e a cidade de Viseu por mais esta magnífica representação no Judo em Portugal.