Gerontologia em debate em Tondela

O Município de Tondela promoveu, no dia 17 de maio, o 6º Seminário de Gerontologia, intitulado “A vós, a voz dos avós – Cidadania, Saúde e Qualidade de Vida”, que decorreu no Auditório Municipal de Tondela.

A sessão de abertura contou com o presidente da Câmara Municipal de Tondela, José António Jesus, que aludiu à questão do declínio populacional, em que se prevê que, nos próximos anos, Portugal poderá vir a perder cerca de dois milhões e meio de população. 

“O nosso país têm um problema dos mais sérios para resolver. Daqui a trinta anos, para cada 14 jovens teremos o dobro de idosos. Cada vez mais terá de se investir em modelos de sustentabilidade adicionais, com apoio de vizinhanças, redes de cuidadores informais, programas de envelhecimento ativo, como o Saúde em Dia do Município de Tondela, projetos de ocupação e rentabilização dos recursos que esta população pode oferecer, como o voluntariado, que permitirá reduzir o custo associado ao funcionamento dos serviços”, referiu.

No seu entender, viver mais tempo é uma virtude. “Ter  qualidade de vida é um desafio”, acrescentou.

Ainda na sessão de abertura, a diretora do Centro Distrital de Segurança Social de Viseu, Márcia Martins; e o diretor executivo do ACES Dão Lafões, António Cabrita Grade, enfatizam a importância da temática em discussão, uma vez que há claros indicadores do envelhecimento da nossa população.

De acordo com as estatísticas, o índice de envelhecimento duplicará, sendo determinante debater estratégias de melhoria da qualidade de vida deste público.

O primeiro painel da manhã esteve a cargo de Sandra Barradas, que fez refletir sobre o que cada um dos presentes quer ser quando for mais velho, uma vez que parte dos nossos idosos não são dependentes (apenas 5% o são), tendo ainda autonomia para contribuir para o desenvolvimento da sociedade, mantendo a sua própria vida ativa.

Já Natália Cardoso alertou os presentes para os sinais da violência nos idosos, uma realidade que tem vindo a crescer nas várias modalidades possíveis: negligência, violência psicológica, violência financeira, violência sexual ou violência doméstica. 

Mário Frota avisou para os embustes em que os idosos são muitas vezes envolvidos, e que são verdadeiramente preocupantes pelas consequências que acabam por trazer nas suas vidas.

A fechar a manhã, João Araújo apresentou a filosofia da humanitude, mostrando a importância das relações afetivas no desenvolvimento harmonioso de qualquer ser humano, bem como nos cuidados a prestar aos idosos. 

Durante a tarde, foram abordadas as questões da “sensualidade e sexualidade”, com apresentação de um trabalho desenvolvido pela Universidade Sénior de Tondela, feito na primeira pessoa. 

Também o psiquiatra Fidalgo Freitas abordou a temática, aludindo à importância da aceitação do corpo e dos afetos em qualquer faixa etária.

Já Elisa Borges sensibilizou para os direitos que se vão adquirindo até determinada idade e que, sem explicação, a partir de certa idade são retirados, diminuindo a possibilidade de escolha, só porque envelheceu.

A encerrar, o reconhecido médico José Eduardo Pinto da Costa (Instituto de Medicina Legal do Porto), com uma intervenção sobre o futuro do envelhecimento, reforçando a importância do envelhecimento ativo, com o devido contributo dos serviços sociais e de saúde. 

Ao longo do dia, foram ainda proporcionados momentos culturais, adequados ao tema do seminário, a cargo do “Bardus” – Casa do Povo de Tondela e Trigo Limpo Teatro Acert. 

Partilhar
Autor
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
pexels-pixabay-47730
Quase 100 pessoas impedidas de entrar em recintos desportivos em 2024 – APCVD
2
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal
3
CINFAES
Câmara de Cinfães atribui mais de 100 mil euros em 216 bolsas de estudo
4
santa comba dão
Autarca de Santa Comba Dão considera que “há outras maneiras” de celebrar democracia

Artigos relacionados

urgências médico hospital
vespa
hospital enfermeiros
pexels-pixabay-248395
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Fique por dentro das últimas novidades e conteúdo exclusivo.
Procurar
Últimas notícias
pexels-pixabay-47730
Quase 100 pessoas impedidas de entrar em recintos desportivos em 2024 – APCVD
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal
CINFAES
Câmara de Cinfães atribui mais de 100 mil euros em 216 bolsas de estudo
santa comba dão
Autarca de Santa Comba Dão considera que “há outras maneiras” de celebrar democracia