Grupo de Cavaquinhos de Passos de Silgueiros saúda Papa Francisco com cântico de Janeiras

1885

No âmbito da peregrinação a Roma, realizada este mês de janeiro, o Grupo de Cavaquinhos da ACRP – Associação Cultural e Recreativa Passilgueirense, de Passos de Silgueiros, teve oportunidade de, na Audiência Geral das quartas-feiras, no Vaticano, saudar o Papa Francisco com um cântico de Janeiras com quadras alusivas à sua pessoa.
O momento proporcionou também a entrega de lembranças não só da Associação, mas também do Município de Viseu, da Adega Cooperativa de Silgueiros e da Fundação Lapa do lobo.
O Grupo, constituído por 36 pessoas, 28 do grupo e 8 familiares, teve ainda a honra e oportunidade de ser convidado a acompanhar a entrada do Papa na Sala Paulo VI com a sua música, o que se voltou a repetir no final da Audiência. Esta situação surgiu após funcionários do Vaticano ouvirem os ensaios antes do início da Audiência Geral. “Foi um convite que muito honrou o Grupo de Cavaquinhos”, realça o mesmo.
A atuação decorreu numa sala onde se encontravam cerca de 8 mil pessoas, entre os quais grupos de todo o mundo.
Durante a sua estadia em Roma, o Grupo de Cavaquinhos também cantou as Janeiras no Pontifício Colégio Português, tendo os presentes ficados muito contentes com as tradições trazidas de Portugal.
Na Audiência Geral, o Papa Francisco saudou os peregrinos de língua portuguesa citando o Grupo de Cavaquinhos:
“Amados peregrinos de língua portuguesa, cordiais saudações para todos vós, de modo especial para os membros do Grupo de Cavaquinhos de Passos de Silgueiros. Vós cantais bem. Sobre os vossos passos, invoco a graça do encontro com Deus: Jesus Cristo é a Tenda divina no meio de nós. Ide até Ele, vivei na sua amizade e tereis a vida eterna. Sobre vós e vossas famílias desça a Bênção de Deus!”
De referir que dias antes, o Grupo de Cavaquinhos da ACRP esteve a cantar as Janeiras no Palácio de São Bento, para o Presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues e deputados presentes.