HOMENAGEM A MULHERES MANGUALDENSES ASSINALA DIA INTERNACIONAL DA MULHER

Mangualde assinalou o Dia Internacional da Mulher, no dia 9 de março, na Biblioteca Municipal de Mangualde, promovendo a Conferência “O papel da Mulher no Mundo Muçulmano” dinamizada pela Professora Doutora Cristina Robalo Cordeiro, docente da FLUC – Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, durante a qual abordou, de uma forma única, a situação familiar, legal, política, cultural da mulher marroquina.

O momento ficou marcado ainda pela homenagem, por parte do Município de Mangualde, a personalidades femininas de destaque na sociedade local que se notabilizaram na área da educação e que lecionaram no Colégio de S. José, Santa Maria. As cinco homenageadas contribuíram, das mais diversas formas, para a valorização da mulher na nossa sociedade. São pessoas que desempenharam um papel importante na comunidade e que merecem o reconhecimento da comunidade, pelas suas condutas e pelas profissões que exerceram. As homenageadas foram: Maria Arminda Abrantes Amaral Gomes Alcântara; Branca Carolino; Maria Teresa de Almeida Cruz; Maria Teresa Falcão e Cunha Trindade de Oliveira; e Maria Luísa Abrantes Amaral de Oliveira Correia (a título póstumo).

Os presentes foram ainda brindados, pelas 22h30, com um momento musical protagonizado pelo Projeto “+ Música” da Orquestra Juvenil das Escolas de Mangualde.

EXPOSIÇÃO “40 ANOS. 40 CARTAZES” PATENTE ATÉ 15 DE MARÇO

Ainda no âmbito das celebrações do Dia Internacional das Mulheres, estará patente, de 8 a 15 de março, na Biblioteca Municipal Dr. Alexandre Alves, a exposição “40 anos. 40 cartazes”. O objetivo desta mostra é revisitar o trabalho da Comissão da Condição Feminina (CCF, 1975-1991), da Comissão para a Igualdade e para os Direitos das Mulheres (CIDM, 1991-2007) e da Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género (CIG, 2007- ) ao longo de quatro décadas. Enquanto peças da memória coletiva, os cartazes, selecionados a partir da coleção da CIG, dão-nos conta daquela que foi a intervenção, muitas vezes pioneira, em áreas estratégicas que se materializaram em conquistas que marcam a história da CIG e do Portugal Democrático.

 

DIA INTERNACIONAL DA MULHER

O Dia Internacional da Mulher é comemorado anualmente a 8 de março. A data surgiu pela primeira vez a 19 de março de 1911 na Áustria, Dinamarca, Alemanha e Suíça. Desde esse ano, o dia tem vindo a ser comemorado em vários países do mundo, de forma a reconhecer a importância e contributo da mulher na sociedade. Outro dos objetivos por trás da origem do Dia Internacional da Mulher é recordar as conquistas das mulheres e a luta contra o preconceito, seja racial, sexual, político, cultural, linguístico ou económico.

Partilhar
Autor
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal
2
Viseu
Centro histórico de Viseu sem carros ao fim de semana até setembro
3
urgências médico hospital
Hospital de Viseu com central de esterilização informatizada
4
Viseu
Antigo terreno da estação de comboios de Viseu em hasta por 4,2 ME

Artigos relacionados

pexels-pixabay-47730
CINFAES
santa comba dão
Oliveira de Frades Rockfest
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Fique por dentro das últimas novidades e conteúdo exclusivo.
Procurar
Últimas notícias
pexels-pixabay-47730
Quase 100 pessoas impedidas de entrar em recintos desportivos em 2024 – APCVD
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal
CINFAES
Câmara de Cinfães atribui mais de 100 mil euros em 216 bolsas de estudo
santa comba dão
Autarca de Santa Comba Dão considera que “há outras maneiras” de celebrar democracia