HOMENAGEM A MULHERES MANGUALDENSES ASSINALA DIA INTERNACIONAL DA MULHER

Mangualde assinalou o Dia Internacional da Mulher, no dia 9 de março, na Biblioteca Municipal de Mangualde, promovendo a Conferência “O papel da Mulher no Mundo Muçulmano” dinamizada pela Professora Doutora Cristina Robalo Cordeiro, docente da FLUC – Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, durante a qual abordou, de uma forma única, a situação familiar, legal, política, cultural da mulher marroquina.

O momento ficou marcado ainda pela homenagem, por parte do Município de Mangualde, a personalidades femininas de destaque na sociedade local que se notabilizaram na área da educação e que lecionaram no Colégio de S. José, Santa Maria. As cinco homenageadas contribuíram, das mais diversas formas, para a valorização da mulher na nossa sociedade. São pessoas que desempenharam um papel importante na comunidade e que merecem o reconhecimento da comunidade, pelas suas condutas e pelas profissões que exerceram. As homenageadas foram: Maria Arminda Abrantes Amaral Gomes Alcântara; Branca Carolino; Maria Teresa de Almeida Cruz; Maria Teresa Falcão e Cunha Trindade de Oliveira; e Maria Luísa Abrantes Amaral de Oliveira Correia (a título póstumo).

Os presentes foram ainda brindados, pelas 22h30, com um momento musical protagonizado pelo Projeto “+ Música” da Orquestra Juvenil das Escolas de Mangualde.

EXPOSIÇÃO “40 ANOS. 40 CARTAZES” PATENTE ATÉ 15 DE MARÇO

Ainda no âmbito das celebrações do Dia Internacional das Mulheres, estará patente, de 8 a 15 de março, na Biblioteca Municipal Dr. Alexandre Alves, a exposição “40 anos. 40 cartazes”. O objetivo desta mostra é revisitar o trabalho da Comissão da Condição Feminina (CCF, 1975-1991), da Comissão para a Igualdade e para os Direitos das Mulheres (CIDM, 1991-2007) e da Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género (CIG, 2007- ) ao longo de quatro décadas. Enquanto peças da memória coletiva, os cartazes, selecionados a partir da coleção da CIG, dão-nos conta daquela que foi a intervenção, muitas vezes pioneira, em áreas estratégicas que se materializaram em conquistas que marcam a história da CIG e do Portugal Democrático.

 

DIA INTERNACIONAL DA MULHER

O Dia Internacional da Mulher é comemorado anualmente a 8 de março. A data surgiu pela primeira vez a 19 de março de 1911 na Áustria, Dinamarca, Alemanha e Suíça. Desde esse ano, o dia tem vindo a ser comemorado em vários países do mundo, de forma a reconhecer a importância e contributo da mulher na sociedade. Outro dos objetivos por trás da origem do Dia Internacional da Mulher é recordar as conquistas das mulheres e a luta contra o preconceito, seja racial, sexual, político, cultural, linguístico ou económico.