Hotel de Charme vai nascer na antiga “JAE” em Viseu

1839

f6d594b0-6163-42ac-80ff-e839c8f30f08Projeto de arquitetura foi aprovado pela Câmara Municipal. Empreendimento revitaliza zona crítica e reforça potencial turístico de Viseu

Um solar oitocentista de Viseu, sede da antiga “Direção de Estradas do Distrito” (posteriormente “JAE – Junta Autónoma de Estradas”), será brevemente convertido em Hotel de Charme.

O projeto de arquitetura do Hotel “Solar dos Pais” foi aprovado pela Câmara Municipal de Viseu. O imóvel situa-se no gaveto da rua Serpa Pinto e Calçada de S. Mateus, na envolvente do rio Pavia, numa zona prioritária de intervenção da política de reabilitação urbana.

O promotor do projeto é a NATITURISMO Empreendimentos Turísticos e Imobiliários Lda. O investimento global será de cerca de 2 milhões de euros, contemplando a aquisição de imóvel e a recuperação e adaptação do edifício.

A propriedade é constituída por um edifício e por jardins, sendo um dos mais importantes exemplares da arquitetura senhorial oitocentista da Região Centro. Na posse do Estado desde 1927, onde se instalou a Direção de Estradas do Distrito de Viseu (posteriormente JAE e Instituto das Estradas de Portugal), foi alienado com esta finalidade.

O projeto de arquitetura traduz uma preocupação pela recuperação e reconversão do imóvel, respeitando a sua traça e os seus elementos caracterizadores como os granitos, os soalhos, os azulejos, os fontanários e os jardins.

Para o Presidente da Câmara Municipal, Almeida Henriques, “este empreendimento reabilita um património importante quase esquecido e será um importante fator de reabilitação urbana numa zona crítica do centro histórico de Viseu, sendo gerador de emprego e atividades”.

Almeida Henriques sublinha ainda que “este investimento traduz a atratividade de Viseu para investimentos turísticos de qualidade superior e reforçará a oferta e o potencial da cidade num padrão superior”.