II Semana da Saúde na Escola Secundária Viriato

Decorreu, entre 1 e 5 de abril, a II Semana da Saúde na Escola Secundária Viriato, cujo principal intuito foi sensibilizar a comunidade escolar para a necessidade de adotar atitudes adequadas à manutenção de um estilo de vida mais saudável.

 

No dia 1 de abril realizaram-se 5 sessões de sensibilização subordinadas ao tema “Viver com VIH/SIDA” promovidas pela Associação Sol, que acolhe crianças infetadas com o Vírus da Imunodeficiência Adquirida. Esta atividade envolveu cerca de 200 adolescentes/jovens e permitiu informar sobre a importância da eliminação de comportamentos de risco. Neste primeiro dia foi ainda realizada, em turma, uma oficina de trabalho com alunos, dinamizada pela psicóloga Carla Caixeiro da CPCJ, com o objetivo de jogar o Jogo “Vamos Prevenir: as aventuras do Búzio e da Coral”. Pretendeu: aumentar os conhecimentos das crianças e jovens sobre situações potencialmente abusivas e promover um conjunto de competências específicas que lhes permitam lidar mais eficazmente com essas situações; facultar, de forma simples e sucinta, um conjunto de informações sobre a problemática. Esta atividade repetiu-se no dia 4, com outra turma.

 

No segundo dia, a Farmácia Viriato, nossa homónima, esteve no Polivalente a fazer vários rastreios (glicémia, hipertensão…). Houve uma grande afluência, revelando a preocupação da comunidade escolar na monitorização da sua saúde. Os técnicos da Farmácia Viriato dinamizaram, ainda, diversas sessões de esclarecimento sobre o acne.

 

No terceiro dia, para além das atividades previstas no cronograma, destacou-se a Ação de Sensibilização para Pais e Encarregados de Educação “Amores de perdição – os afetos na adolescência”, dinamizada por Médicos da Unidade de Medicina do Adolescente do Serviço de Pediatria do CHTV. Foi, sem dúvida, um momento de reflexão e partilha que permitiu o esclarecimento de diversas dúvidas por parte da plateia.

 

No quarto dia, entre outras atividades desenvolvidas, salientou-se o Rastreio da Visão, promovido pela Viseu Educa, e a implementação da 4ª sessão do Projeto +Contigo. O “+Contigo” é um Projeto Regional, desenvolvido pela ARS do Centro e pela Escola Superior de Enfermagem de Coimbra com a finalidade de promover a autoestima, a resiliência psicossocial e a prevenção de comportamentos de risco. As sessões têm sido dinamizadas por técnicos de saúde da UCC Viseense, Unidade de Cuidados à Comunidade, nossa parceira.

 

A terminar a semana da saúde e, em parceria com a Técnica de Serviço Social (no âmbito do Centro de Apoio ao Aluno), os alunos da disciplina de Sociologia refletiram sobre o conceito holístico de Saúde e, aprendendo de forma lúdica, aderiram com entusiasmo aos Jogos de Namorar (jogos de mesa alusivos aos afetos e à sexualidade). Foi, também, apresentado o vídeo realizado no âmbito do projeto Incluidamente que pretende sensibilizar para a inclusão.

 

Durante toda a semana decorreram atividades físicas dinamizadas pelos alunos do Curso Profissional de Técnico de Desporto, na disciplina de Ginásio e Academias. Convidaram todos os alunos e restante comunidade a participarem em aulas de Pump; Combat e Hiit, no Polivalente ou na Sala C1. Esta atividade foi, também, incluída no Viseu Ativo – Semana da Atividade Física, promovida pela Câmara Municipal de Viseu.

Ao longo dos 5 dias esteve patente a exposição do Instituto de Apoio à Criança, designada Direitos das Crianças numa evocação do Mês da prevenção dos maus tratos a crianças e jovens. Em cada pavilhão da escola foi criado o Cantinho de Leitura sugerindo à comunidade escolar: “Troca o teu telemóvel por um momento de leitura e melhora a tua saúde!”. No bar da escola fez-se a promoção de Escolhas +Saudáveis!

 

Queremos expressar o nosso agradecimento a todos quantos permitiram que esta semana decorresse da melhor forma. Aos(às) nossos(as) parceiros(as) um grande Bem-Haja!

Equipa PES