Inauguração do Centro Interpretativo da Máscara Ibérica

O Centro Interpretativo da Máscara Ibérica (CIMI) é um novo equipamento cultural situado na vila de Lazarim, famosa pelo seu tradicional Carnaval Rural. Terá uma área de exposição dedicada ao Entrudo de Lazarim, um espaço para acolher exposições itinerantes e quatro salas que vão apresentar os rituais da máscara ibérica. A Câmara Municipal de Lamego investiu cerca de 1 milhão e 200 mil euros na criação deste projeto, financiado em 85 % pelo ON.2 – O Novo Norte.
O Centro Interpretativo da Máscara Ibérica quer ser um polo de investigação, preparado para disponibilizar no futuro os serviços de uma fototeca, mediateca e biblioteca, dedicados aos rituais da máscara e a outras temas relacionados com esta. Fazem ainda parte deste espaço cultural, um auditório, um bar e uma sala vocacionada para serviços educativos. Nos próximos dois meses poderá ser vista uma mostra de máscaras e trajes de várias festas na Península Ibérica.
Em breve, será apresentado o programa cultural do CIMI para o primeiro semestre do ano, do qual vão fazer parte jornadas culturais, oficinas da máscara, debates e muitas outras dinâmicas culturais e educativas. Dará assim início a uma nova fase de desenvolvimento tendo como objetivo transformar-se, num curto espaço de tempo, numa referência europeia no estudo e valorização do património cultural que é a temática da Máscara.