Inquérito procura saber a visão dos doentes oncológicos sobre os cuidados de saúde em Portugal

A Sociedade Portuguesa de Oncologia (SPO) está a apelar a todos os doentes e sobreviventes de doença oncológica que preencham o inquérito “Cuidados de saúde em Oncologia: a visão dos doentes”, disponibilizado no site www.inqueritooncologia.pt. Este inquérito pretende analisar a perceção dos doentes sobre os cuidados de saúde em Oncologia permitindo ter outra perspetiva da realidade dos doentes oncológicos. Os resultados serão apresentados no 14.º Congresso Nacional de Oncologia, a realizar entre os dias 26 e 29 de outubro de 2017, no Centro de Congressos de Aveiro.

Ao longo dos últimos anos a SPO tem apostado em conhecer melhor a sua área de atuação, as preocupações e perceções profissionais de saúde, bem como da população portuguesa. Em ano de celebração dos 35 anos de atividade considerou essencial aprofundar o conhecimento sobre as perceções de doentes e pessoas com antecedentes de doença oncológica. São estes os principais atores no panorama da doença, vivenciando e experienciando em primeira mão tudo o que envolve a patologia oncológica. São os doentes e sobreviventes que podem dar a conhecer o impacto que o cancro teve/tem na sua vida e nos que lhes são próximos.

«Com este inquérito pretende-se ficar a conhecer a valorização que fazem dos cuidados de saúde, os aspetos positivos e os pontos que podem melhorar nos cuidados de saúde, através das suas experiências e opiniões. Assim, será possível compreender de forma mais integrada, a realidade dos doentes oncológicos», afirma Gabriela Sousa, presidente da Sociedade Portuguesa de Oncologia.

Em primeiro lugar, procura-se alcançar o impacto do cancro na vida do doente e identificar as suas principais preocupações. É ainda importante compreender o que mais valoriza o doente ao longo de todo o processo de tratamento, as suas visões sobre a realidade oncológica em Portugal e apontar quais as áreas a serem melhoradas nos cuidados de saúde a serem prestados aos doentes oncológicos.

O inquérito “Cuidados de saúde em Oncologia: a visão dos doentes” destina-se a todos os doentes e pessoas com antecedentes de doença oncológica existentes em Portugal. Podem ter acesso ao seu preenchimento através do site www.inqueritooncologia.pt. O apelo ao preenchimento do inquérito está a ser divulgado através das associações de doentes e de informação presente nos espaços hospitalares.

O desenvolvimento deste inquérito conta com o apoio da Novartis. Já em 2015, a SPO e a Novartis uniram-se para promover um inquérito que procurou perceber quais são as perceções e preocupações dos profissionais que lidam com a Oncologia diariamente. O inquérito mostrou que 74% dos profissionais de saúde que lidam com a Oncologia defendem que em Portugal existem demasiadas assimetrias regionais no que diz respeito à prevenção, diagnóstico e tratamento do cancro. 82% concordaram ainda que o Governo não faz o investimento necessário para que os doentes oncológicos tenham acesso às terapêuticas mais avançadas e eficazes.

Partilhar
Autor
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal
2
Viseu
Centro histórico de Viseu sem carros ao fim de semana até setembro
3
urgências médico hospital
Hospital de Viseu com central de esterilização informatizada
4
Viseu
Antigo terreno da estação de comboios de Viseu em hasta por 4,2 ME

Artigos relacionados

pexels-pixabay-47730
CINFAES
santa comba dão
Oliveira de Frades Rockfest
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Fique por dentro das últimas novidades e conteúdo exclusivo.
Procurar
Últimas notícias
pexels-pixabay-47730
Quase 100 pessoas impedidas de entrar em recintos desportivos em 2024 – APCVD
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal
CINFAES
Câmara de Cinfães atribui mais de 100 mil euros em 216 bolsas de estudo
santa comba dão
Autarca de Santa Comba Dão considera que “há outras maneiras” de celebrar democracia