Investigadores do CISED IPV distinguidos com Best Paper Awards na TMS ALGARVE 2018

 

Investigadores do CISeD – Centro de Investigação em Serviços Digitais e Indústria Automóvel do Politécnico de Viseu distinguidos com Best Paper Awards na “TMS ALGARVE 2018 – Tourism & Management Studies International Conference” entre cerca de 400 papers apresentados.

A TMS ALGARVE 2018 é a principal conferência internacional em gestão turística que se realiza em Portugal.

Best Paper Awards:

Imagem do destino pelos turistas domésticos: a influência das lacunas geracionais

Um estudo empírico com 622 turistas nacionais revela que as principais dimensões da imagem cognitiva de um destino turístico são a sua Simplicidade e Autenticidade, Bom Ambiente, Relaxamento e Socialização, Boas Infraestruturas, Nostalgia, e História e Cultura. Os resultados comprovam que as gerações às quais os turistas pertencem influenciam a formação de diferentes imagens cognitivas e afetivas dos destinos turísticos.

Autores: Cláudia Seabra (docente da Universidade de Coimbra e do Politécnico de Viseu e colaboradora do CISeD); Andreia Pereira (aluna do Mestrado em Gestão Turística e Bolseira de Investigação do Politécnico de Viseu); José Luís Abrantes, Manuel Reis, Carla Silva, Odete Paiva (docentes do Politécnico de Viseu e investigadores do CISeD).

Impacto do turismo de montanha percebido pelos residentes

As montanhas são ecossistemas delicados, importantes para o mundo. Eles são a fonte da maior parte de água e atuam como repositórios de biodiversidade. Os sistemas montanhosos são particularmente sensíveis à intervenção humana dado serem formados por um frágil ecossistema. O enfoque deste estudo centra-se na imagem que os residentes têm dessas regiões. Adicionalmente discutem-se as implicações práticas para os destinos de montanha em termos de marketing e da gestão sustentável desses territórios.

Autores: Carla Silva (docente do Politécnico de Viseu e investigador do CISeD); Elisabeth Kastenholz (docente da Universidade de Aveiro); José Luís Abrantes (docente do Politécnico de Viseu e investigador do CISeD).

As potencialidades da enogastronomia nas Regiões Demarcadas do Douro e do Dão.

O estudo pretende compreender se as experiências enogastronómicas das regiões demarcadas do Douro e do Dão vão ao encontro das expetativas e das motivações dos turistas internacionais que visitam o Algarve. Os resultados obtidos permitem perceber que as principais expetativas são a proteção e a segurança da região, a degustação da gastronomia local e o usufruir da paisagem. As suas principais motivações relacionam-se com a oportunidade para relaxar, a prova de vinhos e saborear uma refeição no restaurante da adega.

Autores: Maria Afonso Sampaio (mestre em Gestão Turística pelo Politécnico de Viseu); Cristina Barroco, Joaquim Antunes (docentes do Politécnico de Viseu e investigadores do CISeD).

Partilhar
Autor
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
pexels-pixabay-47730
Quase 100 pessoas impedidas de entrar em recintos desportivos em 2024 – APCVD
2
CINFAES
Câmara de Cinfães atribui mais de 100 mil euros em 216 bolsas de estudo
3
santa comba dão
Autarca de Santa Comba Dão considera que “há outras maneiras” de celebrar democracia
4
Oliveira de Frades Rockfest
Nove bandas de rock e metal em Oliveira de Frades

Artigos relacionados

Acidente carro
Viseu
urgências médico hospital
Viseu
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Fique por dentro das últimas novidades e conteúdo exclusivo.
Procurar
Últimas notícias
pexels-pixabay-47730
Quase 100 pessoas impedidas de entrar em recintos desportivos em 2024 – APCVD
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal
CINFAES
Câmara de Cinfães atribui mais de 100 mil euros em 216 bolsas de estudo
santa comba dão
Autarca de Santa Comba Dão considera que “há outras maneiras” de celebrar democracia