IV Encontro da Rede de Bibliotecas de Seia

1771

Nos dias 6 e 7 de setembro a Rede de Bibliotecas Escolares e Municipal de Seia (RBEMS) promove mais umas jornadas de formação, este ano subordinadas ao tema “Leitur@s: em rede e na Rede”.

A formação decorre no auditório da Casa Municipal da Cultura de Seia e é constituído por seis painéis e quatro workshops divididos pelos dois dias, tendo como destinatários Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico, Secundário e de Educação Especial e professores bibliotecários.

“Leitura nas redes” é o tema do primeiro painel que abre o encontro e que será dinamizado por Bruno Eiras e Teresa Rua. De seguida, Carlos Silva e Liliana Melo falarão da relação entre a tecnologia e a leitura, no painel “Encontros (im)prováveis”, e já durante a tarde Bru Junça dinamiza o painel “LIVRO-me”.

O dia seguinte é reservado aos temas “Projetos de Leitura: um trabalho a várias mãos”, no painel dinamizado por Miguel Horta e Isabel Albuquerque, “O corpo da escrita”, no painel apresentado por Alberto Serra, e “Caminhos para a educação inclusiva. Pistas práticas da psicologia positiva”, painel que finaliza o leque de apresentações e que estará a cargo de Alfredo Leite.

O programa do encontro inclui ainda um conjunto de workshops sobre as temáticas “Mediação Leitora e públicos com necessidades educativas especiais”, por Miguel Horta, “Leitura e robótica: encontros programados”, por Carlos Silva, “do LIVRO ao LIVRO”, por Bru Junça, e “Cansar o corpo. Libertar a mente: treinar o corpo a fantasia e a escrita criativa”, por Alberto Serra.

O curso é acreditado pelo Conselho Científico Pedagógico da Formação Contínua e faz parte dos planos de formação do Agrupamento de Escolas de Seia, do Agrupamento de Escolas Guilherme Correia de Carvalho e do CFAE GUARDA 1.