Jornadas do Enoturismo viajam até ao Dão | Iniciativa acontece de 12 a 14 de dezembro

A VIII edição das Jornadas do Enoturismo acontecem de 12 a 14 de dezembro, no centro do país. O Solar do Vinho do Dão, sede da Comissão Vitivinícola Regional do Dão, é palco do evento no dia 13.

“O Centro de Portugal como Destino de Enoturismo”: é este o tema que dá mote para três dias de jornadas dedicados à região Centro (os dias 13 e 14 são abertos à comunidade). Uma iniciativa organizada pela Comissão Vitivinícola Regional do Dão (CVR Dão), em parceria com a Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra (EHTC), a Entidade Regional de Turismo do Centro de Portugal (ERTCP), a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC) e a Associação Rota da Bairrada.

A sessão de abertura acontece a 12 de dezembro, na Casa da Ínsua (Penalva do Castelo), com a participação de Arlindo Cunha, Presidente da CVR Dão; Jorge Brandão em representação do Presidente da CCDRC; Pedro Machado, Presidente ERTCP; Paulo Morais Vaz, Diretor da EHTC/Turismo de Portugal e Francisco Lopes de Carvalho, Presidente da Câmara Municipal de Penalva do Castelo.

A 13 de dezembro, o Solar do Vinho do Dão acolhe o segundo dia do evento, com a sessão de abertura, pelas 10h00, a ser conduzida por Nuno Fazenda em representação da Secretária do Estado do Turismo. De seguida, dá-se início ao painel Inovação, moderado por Nuno Santiago (Revista Grandes Escolhas) e com Nuno Fazenda (Diretor Turismo de Portugal), Elisabeth Kastenholz (Coordenadora da Área Científica de Turismo na Universidade de Aveiro), Ryan Opaz (CEO da Catavino) e António Fontes (Diretor da Essentia) como oradores.

Às 11h30 inicia o segundo painel, sobre o tema “Pessoas”, moderado por Rui Falcão, jornalista especializado e crítico de vinhos. O painel de oradores é integrado por Ana Paula Pais (Diretora Coordenadora da Direção de Formação do Turismo de Portugal), José Matias (Diretor de Produção da Casa da Ínsua) e João Carvalho (Douro Family Estates). Segue-se o debate com todos os participantes no evento e ainda o almoço, ainda no Solar do Vinho do Dão.

Da parte da tarde, é a vez de conhecer alguns dos mais importantes produtores do Dão, com visita ao produtor Caminhos Cruzados, às 15h30, e ao Paço dos Cunhas de Santar, às 17h00, local onde termina o programa com um jantar vínico.

No último dia das Jornadas do Enoturismo, o ponto de encontro é no Centro Cultural de Vila Nova de Tazem, em Gouveia, às 9h30. Aqui, acontece o terceiro painel da iniciativa – “Sucesso” -, que conta com a participação de Tânia Cardoso (Quinta do Seixo), Miguel Ribeiro Abraço (Hotel Monverde) e Luísa Amorim (Quinta Nova N. S. Carmo). Será moderado por Cristina Barroco, Diretora da licenciatura em Turismo do Instituto Politécnico de Viseu.

A sessão de encerramento, pelas 12h00, será conduzida por Arlindo Cunha, Presidente da Comissão Vitivinícola Regional do Dão. Segue-se o almoço com direto a Show Cooking, pela Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra, e a visita à Casa da Passarela, às 15h00, e ao Hotel Rural Madre de Água, às 16h00.

A participação nas jornadas é gratuita e está sujeita a inscrição, que deve ser efetuada através de: https://goo.gl/bWEJ1c

As “‘Jornadas de Enoturismo” são promovidas por uma comissão organizadora composta pela Turismo Centro de Portugal, a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento da Região Centro (CCDRC), a Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra, a Associação Rota da Bairrada, a Comissão Vitivinícola da Bairrada, a Comissão Vitivinícola da Região de Lisboa, a Comissão Vitivinícola da Beira Interior, a Comissão Vitivinícola Regional do Dão e a Comissão Vitivinícola Regional do Tejo. Esta é uma iniciativa desenvolvida no âmbito do ‘Programa Estratégico de Apoio à Fileira do Vinho’, apoiada pela CCDRC e Centro 2020.

Partilhar
Autor
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
pexels-pixabay-47730
Quase 100 pessoas impedidas de entrar em recintos desportivos em 2024 – APCVD
2
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal
3
CINFAES
Câmara de Cinfães atribui mais de 100 mil euros em 216 bolsas de estudo
4
santa comba dão
Autarca de Santa Comba Dão considera que “há outras maneiras” de celebrar democracia

Artigos relacionados

urgências médico hospital
vespa
hospital enfermeiros
pexels-pixabay-248395
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Fique por dentro das últimas novidades e conteúdo exclusivo.
Procurar
Últimas notícias
pexels-pixabay-47730
Quase 100 pessoas impedidas de entrar em recintos desportivos em 2024 – APCVD
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal
CINFAES
Câmara de Cinfães atribui mais de 100 mil euros em 216 bolsas de estudo
santa comba dão
Autarca de Santa Comba Dão considera que “há outras maneiras” de celebrar democracia