Jovem de Viseu apresenta ideia na Mostra Nacional de Jovens Empreendedores

Mostra Nacional de Jovens Empreendedores | 3 a 5 de junho Centro de Congressos da Alfândega do Porto

  • A Mostra Nacional de Jovens Empreendedores reúne, no Centro de Congressos da Alfândega do Porto, as 66 melhores ideias de negócio, de norte a sul do país, seleccionadas a partir do Concurso Nacional de Jovens Empreendedores.
  • Um dos trabalhos é da responsabilidade de um jovem estudante e empreendedor do distrito de Viseu.
  • Uma iniciativa que coloca na mesma competição estudantes a frequentar os ensinos secundário, profissional e superior e contribui para o despertar cada vez mais precoce para o empreendedorismo e contribui para a valorização dos jovens, professores e estabelecimentos de ensino que se dedicam às questões da inovação e da criatividade.

Foi a partir do Concurso Nacional de Jovens Empreendedores que a Fundação da Juventude selecionou os melhores 66 projetos nacionais que estarão em competição na Mostra Nacional de Jovens Empreendedores que se realiza de 3 a 5 de junho no Centro de Congressos da Alfândega do Porto. Entre os quais, o de um jovem estudante e empreendedor do distrito de Viseu. O concurso, destinado a jovens estudantes do Ensino Secundário e Universitário, coloca em competição duas categorias distintas: os melhores projetos desenvolvidos por jovens do Ensino Secundário e Profissional e uma outra categoria que envolve jovens universitários, com idades compreendidas entre os 18 e 25 anos.

Com vista a promover o empreendedorismo criativo e empreendedorismo social, fomentando a geração de ideias e de negócios inovadores a Mostra Nacional de Jovens Empreendedores de 2019 envolve cerca de 165 participantes, orientados por de 32 professores de cerca de 42 instituições de ensino.

Durante três dias um painel de jurados compostos por empresários, gestores e representantes de instituições ligadas ao empreendedorismo irão avaliar os projetos em exposição. A cada jovem empreendedor será atribuído um espaço próprio onde terá a oportunidade para apresentar o projeto ao júri e ao público em geral que visitar a mostra. Para os melhores projetos de cada uma das categorias (Ensino Secundário e Ensino Universitário) há prémios no valor total de cerca de 5750 euros.

O Concurso Nacional de Jovens Empreendedores e a Mostra Nacional de Jovens Empreendedores conta com o apoio da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, do Instituto Português do Desporto e da Juventude e do Município do Porto.

Para Carla Mouro, Presidente Executiva da Fundação da Juventude, «estamos a formar uma geração de jovens com espírito de iniciativa, de criatividade, de inovação, de liderança e de resiliência, com a capacidade de acrescentarem valor à envolvente e à sociedade na qual estão inseridos e, é este o caminho que a sociedade civil deve exigir como uma prioridade na educação das novas gerações».

 Competição envolve projetos de norte a sul do país

O Porto foi o distrito que mais projetos colocou em concurso, 13 no total, seguindo-se Lisboa e Coimbra com 11 projetos cada; Braga e Setúbal com 6 cada; Portalegre com 5; Castelo Branco e Aveiro com quatro cada; Bragança, Faro e Leiria com dois cada; e Açores, Guarda e Viseu com um projeto cada.

Com destaque para o empreendedorismo criativo e empreendedorismo social, o Concurso Nacional de Jovens Empreendedores procura distinguir e premiar a inovação, a criatividade e o talento dos jovens, estimulando a capacidade analítica, o espírito crítico, a capacidade de expressão e de argumentação e a criatividade em contexto de deteção de oportunidades de negócios.

Com entrada livre, a Mostra Nacional de Jovens Empreendedores está aberta ao público nos seguintes horários: Dia 3: 15h00 às 18h30 | Dia 4: 10h às 18h30 | Dia 5: 10h às 16h00

O Concurso Nacional de Jovens Empreendedores e a Mostra Nacional de Jovens Empreendedores, integram o Projeto Gera Talentos, um programa estruturante de apoio ao empreendedorismo qualificado e criativo, promovido pela Fundação da Juventude, que visa fomentar, reconhecer, distinguir e premiar a inovação, a criatividade e o talento dos jovens cientistas e empreendedores.

O Projeto Gera Talentos é uma iniciativa promovida pela Fundação da Juventude, financiada pelo Portugal 2020, no âmbito do COMPETE 2020 (Programa Operacional da Competitividade e Internacionalização 2014-2020).