Julgado de Paz de Vila Nova de Paiva completa 10 anos

O Julgado de Paz de Vila Nova de Paiva assinala, no próximo dia 27 de maio, 10 anos de funcionamento, como meio alternativo de resolução de litígios, assente em modelos agilizados e numa perspetiva de proximidade entre a Justiça e os cidadãos.

De forma a assinalar a data, realizar-se-á uma sessão comemorativa, no dia 28 de maio, terça-feira, nas respetivas instalações, na presença do executivo municipal, entidades judiciárias e civis.

O Julgado de Paz de Vila Nova de Paiva integra o Agrupamento de concelhos de Aguiar da Beira, Trancoso, Penalva do Castelo e Sátão podendo os munícipes destes cinco concelhos propor ações da competência dos Julgados de Paz em qualquer dos Julgados do Agrupamento já instalados: Vila Nova de Paiva, Aguiar da Beira e Trancoso.

Com um número considerável de casos por ano, marcados pela celeridade de resolução, desde 2009 entraram no Agrupamento 1380 processos, 652 dos quais no Julgado de Paz de Vila Nova de Paiva, o que representa uma percentagem de 47% de ações solicitadas neste órgão, com uma taxa de resolução de 99%.

Em 2018, as estatísticas indicam a entrada de 133 processos no Agrupamento, sendo que destes, 65 entraram no Julgado de Paz de Vila Nova de Paiva, ou seja, 49% dos processos. De referir ainda que, 51% dos processos tiveram resolução por via de acordo (conciliação do Juiz de Paz, Mediação e Transação) e que, em 40% do processos se verificou a presença de advogados.

Os Julgados de Paz são tribunais com características especiais, competentes para resolver questões de Direito Civil, até ao limite de € 15.000,00, de forma rápida e a custos reduzidos.
Os cidadãos ou as empresas podem resolver, de forma amigável, os seus litígios, recorrendo à Mediação, ou submeter as suas questões a julgamento, podendo fazer-se acompanhar por advogado, advogado estagiário ou solicitador.

Partilhar
Autor
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal
2
Viseu
Centro histórico de Viseu sem carros ao fim de semana até setembro
3
urgências médico hospital
Hospital de Viseu com central de esterilização informatizada
4
Viseu
Antigo terreno da estação de comboios de Viseu em hasta por 4,2 ME

Artigos relacionados

pexels-pixabay-47730
CINFAES
santa comba dão
Oliveira de Frades Rockfest
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Fique por dentro das últimas novidades e conteúdo exclusivo.
Procurar
Últimas notícias
pexels-pixabay-47730
Quase 100 pessoas impedidas de entrar em recintos desportivos em 2024 – APCVD
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal
CINFAES
Câmara de Cinfães atribui mais de 100 mil euros em 216 bolsas de estudo
santa comba dão
Autarca de Santa Comba Dão considera que “há outras maneiras” de celebrar democracia