Lamego disseminou o gosto pela poesia

1918

Pelo segundo ano consecutivo, o evento “Lamego, Cidade Poema” celebrou a leitura e transformou esta cidade, durante três dias, no ponto de encontro de poetas proeminentes que marcaram presença na palestra “Ler para Escrever o Futuro” que procurou disseminar o gosto pela poesia. Moderada por Mésicles Helin, jornalista da emissora TSF, a mesa-redonda contou com intervenções de um leque de pessoas que pensam e fazem cultura e que amam a poesia e a literatura. “Quando trazemos até nós a paixão pela leitura, a par de uma capacidade de reflexão e crítica, que muitas vezes pensamos existir somente nas grandes cidades do litoral, rasgamos muitas amarras de uma luta desigual pela vivência cultural, consequência de interioridades e distâncias”, afirmou Ana Catarina Rocha, Vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Lamego.
“Lamego, Cidade Poema” constitui uma das grandes apostas, na vertente literária, desta autarquia com o objetivo de criar um evento de referência no nosso país. Inserida nesta programação, a iniciativa “Poemas com Melodia” também desafiou os alunos do ensino secundário a escrever poesia com imaginação e originalidade. Por entre as melodias poéticas de “Vítor Blue”, foram depois orquestrados os melhores poemas e apresentados no palco do Teatro Ribeiro Conceição, durante duas sessões que lotaram por completo esta sala de espetáculos. Participaram 50 jovens de diferentes estabelecimentos de ensino que compõem a Rede de Bibliotecas, nomeadamente o Colégio de Lamego, a Escola Secundária de Latino Coelho, a Escola Secundária da Sé e a ESCOPAL/ ESFOSOL.
No sábado à noite, dia 1, a TSF dedicou ainda o programa “Duplo Sentido” com Mésicles Helin e Vítor Cotovio, a este grande evento, com a gravação em direto de uma emissão, durante a qual foi abordado o tema “Diálogos entre pensamentos e emoções, uma reflexão sobre a paixão pela leitura”. No dia de encerramento, o teatro e a música uniram-se para refletir sobre uma parte significativa da vasta obra de Camilo Castelo Branco, reputado romancista, cronista, crítico, dramaturgo, historiador, poeta e tradutor que residiu uma parte da sua vida na cidade de Lamego. O médico André Freire também apresentou no TRC, o livro “Olhos nas Letras”, da autoria de Adelaide Vilela.