Lamego promove potencial turístico na XANTAR

O Município de Lamego voltou a marcar presença na edição deste ano da XANTAR – Salão Internacional de Turismo Gastronómico de Ourense, pela primeira vez com um stand próprio, com o objetivo de promover as potencialidades turísticas do seu território. Esta ação de promoção numa das mais importantes cidades da Galiza abrangeu a divulgação do Entrudo de Lazarim, uma das tradições mais genuínas do país, e a realização das Festas em Honra de Nossa Senhora dos Remédios – a “Romaria de Portugal”. Um dos pontos mais altos da presença de Lamego foi a visita do recém-eleito Presidente da Turismo do Porto e Norte, Luís Pedro Martins, a este stand, defendendo, no âmbito de uma entrevista dada neste local, que o “Douro é fundamental para o sucesso turístico do Norte de Portugal”.
Durante os cinco dias de certame, a degustação de várias iguarias gastronómicas – a bôla de Lamego, o espumante, os queijos e o fumeiro – também captou a atenção do imenso público que se deslocou a este evento. Do programa de animação, fizeram ainda parte a Confraria Gastronómica de Lamego e a Escola de Hotelaria e Turismo do Douro, para além de diversos parceiros económicos que escolheram esta ocasião para apresentar os seus produtos.
No âmbito da estratégia de promoção e valorização turística do concelho, o Vice-Presidente António Alves da Silva e a Vereadora do Turismo, Ana Catarina Rocha, participaram na XANTAR’19, para concretizar diversos contactos diretos com operadores turísticos, comunicação social, empresas e entidades internacionais do setor.
Lamego será, em breve, um dos municípios presentes na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), o maior evento de turismo a nível nacional.