Lista liderada por José Costa ganha eleições no Politécnico de Viseu

1979

A Lista A, liderada por José Costa, foi a mais votada, na eleição dos novos representantes dos professores no Conselho Geral do IPV para o quadriénio 2017|2021, obtendo 92 votos e elegendo sete membros. A Lista B, encabeçada por Pedro Rodrigues, registou 64 votos, correspondendo a cinco elementos eleitos. A Lista C, conduzida por João Monney Paiva, com 52 votos, elegeu quatro professores. Votaram 222 professores num universo de 225 eleitores. Registaram-se nove votos brancos e cinco nulos.
No que concerne aos representantes dos estudantes, a Lista B, encabeçada por Ricardo Santos, foi a mais votada, registando um total de 683 votos e a eleição de três elementos. A Lista C, dirigida por Tiago Santos, obteve 445 votos e viu serem eleitos dois representantes para o Conselho Geral. A Lista A, liderada por Mauro Pinto, alcançou 144 votos, não tendo no entanto conseguido eleger qualquer elemento.
Votaram 1310 estudantes num universo de 4331 eleitores. Registaram-se 25 votos brancos e 13 nulos.
O Conselho Geral do IPV é o órgão máximo da instituição e tem um mandato de quatro anos, dois no caso dos estudantes. É composto por 16 representantes dos professores e cinco dos estudantes, eleitos, respetivamente pelos docentes de carreira e pelos alunos do Instituto. A tomada de posse dos 21 membros agora eleitos tem data agendada para o próximo dia 20 de março. Estes 21 representantes vão aprovar em reunião própria, por maioria absoluta, as proposta de cooptação de nove personalidades externas de reconhecido mérito na qualidade de representantes da comunidade. Posteriormente, com a constituição do órgão totalmente definida, num total de 30 elementos, haverá lugar em junho à eleição do futuro Presidente do Instituto Politécnico de Viseu. Para além dos três candidatos já assumidos, os professores do IPV: José Costa, Pedro Rodrigues e João Money Paiva, outros podem eventualmente surgir.