Mangualde vive "verdadeira revolução ambiental"

O presidente da Câmara de Mangualde disse hoje à agência Lusa que inaugura no sábado, com o ministro do Ambiente, o primeiro parque da cidade, um investimento de 150 mil euros e que faz parte de uma “verdadeira revolução ambiental”.

“Estamos a viver em Mangualde uma verdadeira revolução ambiental”, assumiu João Azevedo, que considerou o dia de sábado como um “marco nesta revolução”, com a visita do ministro do Ambiente e Transição Energética, João Pedro Matos Fernandes.

João Azevedo explicou á agência Lusa que vão começar por inaugurar “o primeiro parque da cidade” no monte da Senhora do Castelo, um investimento de 150 mil euros, financiado em 50% pelo Plano de Desenvolvimento Rural (PDR) 2020.

Os restantes 50% foram pagos, em igual valor, pela Câmara Municipal de Mangualde e pela Santa Casa da Misericórdia de Mangualde, proprietária do património religioso que se situa naquele monte.

“É um espaço que transmite a parte do lazer, mas também está envolvida numa das zonas mais importantes, em termos patrimoniais e religiosos. E juntamos toda a parte do meio ambiente à histórica e patrimonial, com novos elementos que são colocados nesse parque e ficamos com um parque que Mangualde não tinha”, defendeu João Azevedo.

Segundo o autarca, o parque “está enquadrado numa parte do monte que tem muita sombra, muita floresta, ou seja, foi envolvido no meio ambiente, no contexto do monte, de forma que ficasse um espaço devidamente enquadrado”.

O autarca contou ainda que Matos Fernandes, depois de inaugurar este espaço, vai visitar “a maior Estação de Tratamento de Águas Residuais” (ETAR) do concelho e que “cobre a área mais urbana” do município.

Segundo João Azevedo, esta ETAR “é a maior das nove que o município está a construir” e “vai resolver um problema ambiental de 30 anos que existia na zona mais urbana da cidade e que vai ficar resolvida em poucas semanas”, explicou.

“Era um problema gravíssimo que existia em Mangualde. Infelizmente, uma parte da cidade e uma parte das aldeias junto ao núcleo urbano da cidade estavam a tratar as águas residuais em fossas antigas”, disse.

O autarca contou que “esta revolução ambiental” que o município está a fazer representa um investimento de 10 milhões de euros (ME).

“Vamos visitar a estação e, nessa hora, vai ser apresentado um plano de ação para a revitalização ambiental, como resíduos, cursos de água, cadastro de saneamento e água, ou seja, um conjunto de investimentos que rondam os 10 ME”, resumiu João Azevedo.

Lusa

Partilhar
Autor
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal
2
Viseu
Centro histórico de Viseu sem carros ao fim de semana até setembro
3
urgências médico hospital
Hospital de Viseu com central de esterilização informatizada
4
Viseu
Antigo terreno da estação de comboios de Viseu em hasta por 4,2 ME

Artigos relacionados

pexels-pixabay-47730
CINFAES
santa comba dão
Oliveira de Frades Rockfest
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Fique por dentro das últimas novidades e conteúdo exclusivo.
Procurar
Últimas notícias
pexels-pixabay-47730
Quase 100 pessoas impedidas de entrar em recintos desportivos em 2024 – APCVD
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal
CINFAES
Câmara de Cinfães atribui mais de 100 mil euros em 216 bolsas de estudo
santa comba dão
Autarca de Santa Comba Dão considera que “há outras maneiras” de celebrar democracia