Marca “Auga de Galicia” promovida na Termatalia Brasil

Águas engarrafadas e turismo termal da Galiza foram os principais focos de divulgação no grande evento mundial que se realizou recentemente em Foz do Iguaçu (Estado do Paraná)

O Clúster da Água Mineral e Termal da Galiza participou na Termatalia Brasil, com o objetivo de promover internacionalmente a marca “Agua de Galicia” através de um grande stande que incluía um Bar de Águas, uma exposição dos balneários da Galiza, uma sala onde foi feita a Prova Internacional de Águas e também um espaço de projeção documental baseado nos recursos termais da Galiza, elaborado pela Cátedra de Hidrologia Médica da Universidade de Santiago de Compostela.

Iniciativa pioneira na Europa

A divulgação da “Auga de Galicia” (marca que inclui a promoção, tanto das termas, como das águas engarrafadas) contribuiu para posicionar a Galiza como comunidade líder no termalismo em Espanha. O Clúster da Água Mineral e Termal da Galiza é uma experiência associativa original e pioneira na Europa, já que não existe nenhum clúster que aglutine os balneários e as empresas de águas engarrafadas. Tal como referiu o gerente do Clúster, Benigno Amor, “com esta participação mostramos as nossas termas e as águas engarrafadas sob a marca “Auga de Galicia”, fomentamos a cooperação entre as empresas galegas e lationamericanas e partilhamos os nossos conhecimentos na aplicação das novas tecnologias e na valorização e proteção dos aquíferos das águas minerais”

Transmitir conhecimentos à comunidade internacional

A Termatalia Brasil proporcionou ao Clúster a oportunidade de explicar à comunidade internacional “a nossa experiência neste maravilhoso projeto vinculado às águas minerais da Galiza, o qual suscitou bastante interesse, já que é extensível a qualquer território que possua estes preciosos recursos” reforçou Benigno Amor.

A participação na Termatalia Brasil contou com o apoio do Instituto Galego de Promoção Económica (IGAPE); da Junta da Galiza, do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) e da Associação Galega de Turismo Rural AGATUR. Ainda com o apoio destas entidades, mas através da linha “Galicia Exporta Empresas”, participaram várias empresas galegas especializadas em turismo de saúde, tais como: Autoxiro, Lisardo Dorribo, Gala Termal y Peloides Termales.

“Terra da Água”

A Galiza é uma das regiões europeias com maior riqueza termal e de águas minerais. Consequentemente, tem maior tradição no consumo de águas engarrafadas como bebida e utilização dos balneários termais como tratamentos de saúde e lazer. Este facto, aliado à repercursão social e económica que as águas minerais e termais têm alcançado nas últimas décadas, deu lugar a que a Galiza seja conhecida como “Terra da Água”.

Atualmente, o número de mananciais de águas minerais existentes na Galiza é superior a 300 (há mais de 2.000 em Espanha), o que representa uma indústria muito ativa e vinculada à exploração de águas minerais, com 10 plataformas de engarrafamento (100 em Espanha) e 21 balneários (116 em Espanha). Esta realidade tem como particularidade o facto de estas indústrias estarem a criar riqueza nos meios rurais do interior daquela comunidade autónoma.

180 milhões de euros em 2017

O setor das águas minerais e termais na Galiza conta com duas associações empresariais bastante representativas: a Associação Galega da Propriedade Balneária ((Balnearios de Galicia) e a Associação Galega de Empresas de Engarrafamento de Água Mineral Natural (AGAMIN).

Na base deste potencial foi constituído, em 2011, o Clúster da Água Mineral e Termal da Galiza, impulsionado por ambas as associações com o apoio do governo regional. No total, o conjunto destas empresas faturou 180 milhões de euros em 2017, somando cerca de 1.500 postos de trabalho à economia galega.

Partilhar
Autor
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
pexels-pixabay-47730
Quase 100 pessoas impedidas de entrar em recintos desportivos em 2024 – APCVD
2
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal
3
CINFAES
Câmara de Cinfães atribui mais de 100 mil euros em 216 bolsas de estudo
4
santa comba dão
Autarca de Santa Comba Dão considera que “há outras maneiras” de celebrar democracia

Artigos relacionados

urgências médico hospital
vespa
hospital enfermeiros
pexels-pixabay-248395
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Fique por dentro das últimas novidades e conteúdo exclusivo.
Procurar
Últimas notícias
pexels-pixabay-47730
Quase 100 pessoas impedidas de entrar em recintos desportivos em 2024 – APCVD
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal
CINFAES
Câmara de Cinfães atribui mais de 100 mil euros em 216 bolsas de estudo
santa comba dão
Autarca de Santa Comba Dão considera que “há outras maneiras” de celebrar democracia