Mioma – Sátão XXIV Festival de Folclore

2393
Foi com o recinto cheio de gente e, à sombra dos castanheiros, que no passado dia 4 de agosto o Grupo Etnográfico de Danças e Cantares da freguesia de Mioma promoveu o seu XXIV Festival de Folclore.
A festa começou na sede do grupo anfitrião, com a receção dos grupos convidados, à qual se seguiu um almoço convívio.

O Desfile Etnográfico, iniciou no largo da Igreja matriz, com os quatro grupos participantes: Grupo Etnográfico de Danças e Cantares de Mioma – Sátão, Rancho Folclórico dos Pescadores de Matosinhos, Rancho Folclórico “Coração da Beira” Contenças de Cima – Mangualde e Rancho folclórico As Capuchinhas de Santiago de Besteiros – Tondela.

Pelas 15h30, o presidente do grupo da casa, Anibal Ceia, deu início ao festival, com a presença no palco, do Presidente da Câmara de Sátão, Paulo Santos, do vereador Fernando, do Presidente da Junta de Freguesia, Agostinho Rodrigues e do Padre Miguel Monge, que procederam à entrega das fitas e lembranças aos grupos.

No uso da palavra, os autarcas e o sr. Padre, saudaram todos os presentes, enalteceram o trabalho dos ranchos folclóricos e a mais valia no concelho e além fronteiras, do Grupo Etnográfico da freguesia de Mioma.

Foi uma tarde cultural muito animada, e também, com alguma emoção.
Foi ainda ocasião, para o sr. Anibal Ceia, agradecer às entidades locais a presença e o apoio, sem esquecer todas as pessoas que direta ou indiretamente, ajudam e colaboram com o Rancho Etnográfico de Danças e Cantares de Mioma.
Laurinda Ribeiro