Misericórdia de Lamego recorda generosidade em dia de aniversário

Volvidos 499 anos da data da sua fundação, a Santa Casa da Misericórdia de Lamego é hoje uma instituição de referência na oferta de respostas e soluções integradoras e inovadoras na área da solidariedade social. A celebração de mais um aniversário, fez-se ao som de música do Renascimento e do Barroco, juntando muitos irmãos, funcionários e pessoas da sociedade civil que assistiram na magnífica Igreja das Chagas – a Igreja da Misericórdia – à atuação do grupo “Mvsica Antiqva” do Porto. A sua sonoridade aproxima-se muito aos timbres da época, utilizando para isso réplicas de instrumentos do século XVIII. Na intervenção de abertura que proferiu perante a assistência, o Provedor António Marques Luís recordou o longo trajeto que a maior instituição de solidariedade social do concelho e o maior empregador do setor social percorreu desde o dia 20 de abril de 1519. “Somos a instituição mais antiga de Lamego, porque esta sempre manifestou a sua importância ao longo dos séculos e houve sempre muita gente generosa que dedicou a sua vida a esta casa”, realça.

O início do programa de comemorações decorreu com a realização de uma missa evocativa, celebrada por D. António Couto, Bispo da Diocese de Lamego. Uma eucaristia que contou com a preciosa, e muito elogiada, participação do Coro desta Santa Casa. “A Misericórdia é um edifício de amor que cresce em Lamego, num tempo dominado pelo desânimo e pelo desapego”, afirmou D. António, exortando ainda os cerca de 400 irmãs e irmãos a serem “protagonistas, os primeiros da luta, no apoio aos mais desfavorecidos”. 

Quando está apenas a um pequeno passo de atingir meio milénio de existência, a Misericórdia de Lamego, uma das mais antigas do país, está a preparar uma programação eclética a apresentar no próximo ano,com o objetivo de envolver toda a comunidade nesta celebração. 
Partilhar
Autor
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal
2
Viseu
Centro histórico de Viseu sem carros ao fim de semana até setembro
3
urgências médico hospital
Hospital de Viseu com central de esterilização informatizada
4
Viseu
Antigo terreno da estação de comboios de Viseu em hasta por 4,2 ME

Artigos relacionados

pexels-pixabay-47730
CINFAES
santa comba dão
Oliveira de Frades Rockfest
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Fique por dentro das últimas novidades e conteúdo exclusivo.
Procurar
Últimas notícias
pexels-pixabay-47730
Quase 100 pessoas impedidas de entrar em recintos desportivos em 2024 – APCVD
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal
CINFAES
Câmara de Cinfães atribui mais de 100 mil euros em 216 bolsas de estudo
santa comba dão
Autarca de Santa Comba Dão considera que “há outras maneiras” de celebrar democracia