Multiusos de Viseu celebra as 30 edições de Escolíadas Glicínias Plaza com 600 alunos

1977

O Agrupamento de Escolas de Tondela, a Secundaria Viriato e o Agrupamento de Escolas de Santa Comba Dão, foram as escolas mais pontuadas no Distrito de Viseu.

Sexta-feira e sábado passados foram dias de arte, juventude e convívio no Multiusos de Viseu. Pela casa maior da cultura viseense passou o projeto Escolíadas Glicínias Plaza, que já vai na sua 30ª edição e está na cidade de Viriato desde 2014, fruto da parceria com a Câmara Municipal. O festival artístico passou este fim de semana por Viseu, depois de ter passado pela Figueira da Foz e antes de rumar até à Casa da Cultura de Ílhavo, no próximo fim de semana.

O Agrupamento de Escolas de Tondela foi o estabelecimento de ensino mais pontuado das duas sessões, que fizeram mais de 600 alunos do ensino secundário e profissional subir a palco para mostrar o talento no mundo das artes performativas e plásticas. Ao Agrupamento de Escolas de Tondela, juntam-se a Secundaria de Viriato e o Agrupamento de Escolas de Santa Comba Dão nas primeiras posições da classificação, apurando as três escolas para a grande final do Polo II, a realizar no dia 25 de maio, pelas 21h30, no Teatro Aveirense em Aveiro.

No entanto, mais do que classificações finais, as Escolíadas são convívio e mostra de talento. Ao longo da tarde os participantes foram destacando o ambiente de festa e a oportunidade de criarem que tiveram com as Escolíadas Glicínias Plaza. As escolas mostraram as provas de Teatro, Música, Dança, Artes Plásticas e Claques que trabalham através de temas que iam desde a descoberta do “eu” até às personagens que marcaram a cultura nacional e internacional ou até mesmo a “futilidade” da vida moderna.

As Escolíadas Glicínias Plaza rumam agora até Ílhavo para o Polo III da 30ª edição do Festival Artístico. Na próxima sexta-feira, pelas 21h30, na Casa da Cultura de Ílhavo, entram em cena os Agrupamentos de Escolas José Estêvão, Gafanha da Nazaré e, Mário Sacramento. No sábado, pela mesma hora, é a vez dos Agrupamentos de Escolas de Mira, Oliveira do Bairro e Vagos,mostrarem os talentos escondidos da juventude do distrito de Aveiro. Por último, no domingo, pelas 17h30, sobem ao palco da Casa da Cultura de Ílhavo o Colégio de Calvão, o Agrupamento de Escolas da Mealhada e o Colégio de Albergaria. Para o Polo III das Escolíadas Glicínias Plaza só existem bilhetes para a sessão de sábado.