Município de Águeda poupa 120 mil euros com novo contrato de energia elétrica

O Município de Águeda avançou em 2015 com um concurso público fora do âmbito da CIRA (Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro) para o fornecimento de energia elétrica ao Município. O novo contrato permite ao Município economizar mais 19 mil euros até ao final do primeiro de trimestre de 2016 e pode atingir uma poupança superior a 120 mil euros até 31 de dezembro de 2017.

Águeda tem implementado diversas ações e medidas de eficiência energética que têm contribuído para uma melhor gestão das infraestruturas públicas, traduzindo-se em poupanças nos consumos e custos energéticos e, reduzindo os custos com a fatura energética concelhia.

Neste âmbito, e considerando a estratégia de acompanhamento de consumos energéticos e das ofertas existentes no mercado, a Autarquia lançou sozinha, sem a parceria dos demais municípios da comunidade intermunicipal, um procedimento concursal para o fornecimento de energia elétrica, em mercado liberalizado, tendo celebrado contrato com a entidade vencedora em setembro de 2015. Este contrato é economicamente mais vantajoso que o celebrado pelos demais municípios da Região de Aveiro, evidenciado pelas poupanças alçadas versus as que se alcançariam se o Município tivesse integrado o concurso da comunidade intermunicipal.

Conforme esclarece Gil Nadais “à data o município de Águeda sugeriu à CIRA que o contrato a celebrar fosse anual, com possibilidade de renovação e que contemplasse a informação necessária para realizar o acompanhamento dos consumos energéticos das instalações municipais de forma mais eficiente, integrando a informação da faturação com a dos contadores inteligentes que o município tem em implementação”. Acrescenta ainda, “esta é a única forma de termos a informação que precisamos para eliminar os consumos desnecessários e comprar a energia elétrica ao melhor preço.”

Com base nos números de poupança apresentados, fica demonstrado que a decisão do executivo municipal de avançar com um processo de contratação pública – concurso público – para o fornecimento contínuo de energia elétrica fora do que estava em curso na CIRA, foi uma decisão que está a permitir a Águeda economizar recursos financeiros que de outra forma seriam despendidos sem qualquer beneficio para os Aguedenses.

Partilhar
Autor
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal
2
Viseu
Centro histórico de Viseu sem carros ao fim de semana até setembro
3
urgências médico hospital
Hospital de Viseu com central de esterilização informatizada
4
Viseu
Antigo terreno da estação de comboios de Viseu em hasta por 4,2 ME

Artigos relacionados

pexels-pixabay-47730
CINFAES
santa comba dão
Oliveira de Frades Rockfest
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Fique por dentro das últimas novidades e conteúdo exclusivo.
Procurar
Últimas notícias
pexels-pixabay-47730
Quase 100 pessoas impedidas de entrar em recintos desportivos em 2024 – APCVD
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal
CINFAES
Câmara de Cinfães atribui mais de 100 mil euros em 216 bolsas de estudo
santa comba dão
Autarca de Santa Comba Dão considera que “há outras maneiras” de celebrar democracia