Município de Viseu, IBM e IPV acordam amanhã instalação de “Centro de Competências” em Viseu

1522

vAKVI3BdTem lugar amanhã, quarta-feira, 30 de Março, pelas 11 horas, o ato público de assinatura do acordo de cooperação para a instalação em Viseu do novo Centro de Trabalho e Competências da SoftINSA, empresa do grupo IBM Portugal.

O evento acontece nos Paços do Concelho e junta a Câmara Municipal de Viseu, a IBM Portugal e o Instituto Politécnico de Viseu (IPV).

O Centro de Competências da IBM em Viseu deverá empregar até 120 quadros superiores nas áreas das tecnologias de informação e comunicação, preferencialmente recrutados no IPV.

Esta unidade será radicada no parque empresarial de Coimbrões e estará vocacionada para o desenvolvimento de diversas soluções tecnológicas, incluindo de “Smart Cities” (Cidades Inteligentes).

Segundo o Presidente da Câmara Municipal, Almeida Henriques, “este centro de competências criará em Viseu um importante stock de emprego qualificado num setor estratégico e de futuro, que arrastará seguramente outras atividades e investimentos”.

No acordo de cooperação que será celebrado, o Município assegurará condições para a instalação do Centro de Competências no parque empresarial, mas também para o desenvolvimento, implementação e experimentação de soluções tecnológicas inovadoras em áreas como a gestão urbana, a mobilidade inteligente, a eficiência energética e ambiental, ou a inclusão.

Para Almeida Henriques, “esta unidade posiciona Viseu como uma das primeiras Smart Cities do país e consolida no concelho um cluster de atividades dedicadas à investigação e desenvolvimento tecnológico”.

A disponibilidade local de formações em tecnologias de informação e comunicação, nomeadamente no IPV, e a implementação em curso de diversos programas de iniciativa municipal no domínio das “Smart Cities” estiveram na base da opção de localização do investimento.

A SoftINSA é especialista na oferta de soluções tecnológicas e serviços profissionais integrados no âmbito das tecnologias de informação, desenvolvendo a sua atividade no mercado português desde 1998.

Participam do ato público desta quarta-feira o Presidente da Câmara Municipal, o Presidente da IBM Portugal, António Raposo de Lima, e o Presidente do IPV, Fernando Sebastião.