Município de Viseu lança Polo Virtual do Museu de História da Cidade no Dia Internacional dos Museus

1872

No próximo sábado, dia 18 de maio, celebra-se o Dia Internacional dos Museus e os Museus Municipais de Viseu associam-se a esta efeméride com uma programação recheada de atividades, oficinas, visitas guiadas e iniciativas para todos os públicos, durante o fim de semana.

No dia 18, o Museu de História da Cidade lança o seu Polo Virtual: uma plataforma digital multicanal que vai permitir a interação com o património e a história da cidade, através de ferramentas e experiências diversificadas, incluindo visitas virtuais a exposições do Museu de História da Cidade, conteúdos digitais e uma aplicação de realidade aumentada – a Viseu 5.0.

Através da APP, com o auxílio do telemóvel, os utilizadores vão poder realizar um roteiro guiado pela cidade, recorrendo à realidade aumentada, ao direcionar o dispositivo para locais de interação, com a câmara.

O projeto do Polo Virtual vai ser apresentado na íntegra, durante o lançamento.

Também no dia 18, o Museu do Linho de Várzea de Calde organiza, na aldeia, a II Feira do Linho e Produtos Locais. A iniciativa vai proporcionar ateliês e jogos tradicionais, uma mostra de produtos da região e as atuações musicais do Grupo Etnográfico de Várzea de Calde e do Grupo “A Cotovia”, sob a direção de Ana Bento. A Feira vai decorrer no Largo de S. Francisco e no Museu do Linho, entre as 10h00 e as 18h00.

No domingo, dia 19, a Casa da Ribeira acolhe a 4ª edição da Mostra de Doçaria, em ano de “Viseu, Destino Nacional de Gastronomia”. Entre as 10h00 e as 18h00, o Museu vai acolher diversos parceiros locais, entre padarias e pastelarias da região, para a venda de produtos gastronómicos da época, como o bolo de azeite e o pão-de-ló.

A Coleção Arqueológica José Coelho proporciona mais uma edição dos Roteiros José Coelho, no dia 18. Desta vez, a visita vai percorrer a cidade atrás de histórias que contam as disputas de José Coelho pela investigação e salvaguarda do património de Viseu.

Durante o fim de semana, entre outras propostas para todos os públicos, a Quinta da Cruz vai ter um carrossel tradicional à disposição dos visitantes mais pequenos. O Museu do Quartzo, por sua vez, organiza uma visita guiada inclusiva à sua exposição permanente, em parceria com a Associação SurdiSol.