Município de Viseu prepara novo ciclo de apoios ao desporto local

Os clubes desportivos do concelho de Viseu têm até ao próximo dia 25 de janeiro para preencher, eletronicamente, no portal do Município, o questionário referente ao “Registo Municipal de Clubes Desportivos”.
Elaborado anualmente, este registo permite recolher os dados e as informações necessárias à atribuição de financiamentos e outros apoios municipais às associações e aos clubes desportivos do concelho, através de “contratos-programa de desenvolvimento desportivo”
Através destes contratos-programa, o Município de Viseu presta apoio financeiro, material e logístico aos clubes e associações que promovem a atividade física e desportiva no concelho, nas mais variadas modalidades federadas e não federadas, especialmente na vertente de formação.
Em 2015, o Município de Viseu atribuiu um milhão de euros de apoios à rede desportiva local, através de 30 associações e clubes, para 18 modalidades e 3569 atletas federados.
“São os números mais elevados de sempre quer em termos financeiros, como em termos desportivos, de clubes, atletas e modalidades abrangidos”, declara o Presidente da Câmara Municipal, Almeida Henriques.
A Câmara Municipal de Viseu estima manter o nível dos apoios atribuídos em 2016, confirmando-se os projetos desportivos de associações e clubes locais.
“Mesmo num cenário de redução do Orçamento Municipal, o investimento global no setor do desporto deverá ascender a 2 milhões de euros em 2016”, garante o autarca.
Almeida Henriques, acredita que “Viseu está no topo do ranking nacional dos concelhos com mais atletas federados, proporcionalmente à sua população. É um músculo que tem vindo a crescer e a consolidar-se nos últimos 3 anos”.
Face a 2013, os apoios financeiros diretos às associações e clubes aumentaram mais de 40%, diversificando modalidades, abrangendo mais instituições e clubes, aumentando o número de atletas apoiados, nomeadamente mulheres.
Em 2015 o Município apoiou mais 6 associações e clubes do que em apoiava em 2013 (eram 24) e quase mais mil atletas: 3569, face aos 2644 de 2013. A participação feminina tem sido uma das molas principais deste crescimento: em 2013 havia 419 mulheres. Em 2015, são quase o dobro: 772 mulheres.
Para Almeida Henriques, “este crescimento e esta força não são acidentais. Não são fruto do acaso. São fruto do trabalho de cada uma das nossas instituições e de uma política local de valorização do desporto, dos clubes, dos atletas e das grandes provas que temos radicado em Viseu.”
O financiamento municipal que será disponibilizado em 2016 visa fomentar a formação e a prática desportivas numa oferta abrangente de modalidades, atender ao acesso de jovens de famílias carenciadas ao desporto, promover a coesão territorial desportiva no concelho, formar técnicos e apoiar a organização de eventos e atividades.
J. Sobrado

Partilhar
Autor
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
Oliveira de Frades Rockfest
Nove bandas de rock e metal em Oliveira de Frades
2
Viseu
Antigo terreno da estação de comboios de Viseu em hasta por 4,2 ME
3
Câmara Municipal de Mangualde
Antigo ministro e dirigente socialista Jorge Coelho homenageado a título póstumo em Mangualde
4
vinho
Exportações de vinho do Dão com ligeira redução em 2023

Artigos relacionados

Académico_de_Viseu
tondela
Académico_de_Viseu
tondela
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Fique por dentro das últimas novidades e conteúdo exclusivo.
Procurar
Últimas notícias
Oliveira de Frades Rockfest
Nove bandas de rock e metal em Oliveira de Frades
Viseu
Antigo terreno da estação de comboios de Viseu em hasta por 4,2 ME
Câmara Municipal de Mangualde
Antigo ministro e dirigente socialista Jorge Coelho homenageado a título póstumo em Mangualde
vinho
Exportações de vinho do Dão com ligeira redução em 2023