MUNICIPIO REFORÇA MOBILIDADE DE VISEU COM INVESTIMENTO DE 4 MILHÕES

1508

O Município de Viseu aprovou em Reunião Pública do Executivo o anteprojeto que suporta o avanço do Centro de Operações para a Mobilidade de Viseu, integrado no PEDU, e a sua candidatura ao Centro 2020, num valor global superior a 4 milhões de euros. Este interface vai criar condições para a operação dos diferentes operadores interurbanos e internacionais de transportes públicos, incluindo os transportes urbanos de Viseu e os restantes operadores de transporte rodoviário de e para o concelho de Viseu. Ali estará prevista a intermodalidade, integrando‐o na rede de mobilidade suave e assegurando a sua interligação aos diferentes modos complementares de transporte (autocarros elétricos e rodoviários, táxis, outros elétricos, bicicletas e rede pedonal).

No mesmo edifício será também instalado o novo Centro de Operações para a Mobilidade de Viseu (COM Viseu), uma peça fundamental na mobilidade sustentável do concelho, onde estará centralizada a coordenação e controle de trânsito e tráfego. Será também responsável pela gestão da rede de mobilidade suave, dos sistemas de bike‐sharing e car sharing, do sistema demand responsive transport e pela coordenação dos serviços de gestão do estacionamento.

Com a criação deste dispositivo pretende-se melhorar a rede de interfaces dos transportes públicos coletivos de passageiros em meio urbano (interfaces de transportes públicos como terminais de autocarros), enquanto se promove a organização funcional do Centro de Operações para a Mobilidade de Viseu e a sua inserção urbana no território. Tendo sempre em vista o reforço da utilização do transporte público urbano coletivo de passageiros e dos respetivos modos suaves, assim será possível implementar medidas tendentes à redução das emissões de gases poluentes.