Museu do Brinquedo e da Electricidade comemoram Dia dos Museus

Entrada gratuita nos Museus do Brinquedo e da Electricidade

No próximo sábado, dia 18 de maio, para assinalar o Dia Internacional dos Museus, os espaços museológicos municipais em Seia têm entrada gratuita e promovem atividades para visitantes.

No Museu do Brinquedo vai ser possível assistir a um concerto do Grupo de Cantares “Gerações” de Carragozela, às 16h, e permanecer no museu até à meia-noite, um convite para visitar o museu em família. Para além do prolongamento de horário, o museu à noite (a partir das 21h30) reserva ainda momentos de interação com crianças e adultos, numa atividade que denominou por “O palhaço e o mundo dos brinquedos”.

Por sua vez, o Museu Natural da Electricidade apresenta a exposição temporária “Debuchos tipo jacquard, arte e técnica”, da autoria de Jorge Trindade.

Esta exposição, da responsabilidade do Museu de Lanifícios da Universidade da Beira Interior, que a apresentou originalmente no seu Núcleo da Real Fábrica da Veiga, dá a conhecer uma arte que permitiu à indústria têxtil a renovação constante dos padrões de tecidos produzidos.

“Debuxo é a representação técnica do cruzamento dos fios do urdido e da trama que compõem o tecido. Através da combinação de fios, da especificação do tipo de matérias-primas, da escolha de cores e das instruções de fabricação, o debuxo determina o padrão e a textura do tecido a fabricar”.

Segundo o autor, esta exposição foi estruturada com base nos conhecimentos técnicos que foi adquirindo ao longo do seu percurso profissional como Debuxador que, desde 1960 a 2005, implicou a passagem por muitas empresas de lanifícios dos concelhos da Covilhã e de Seia.

A mostra ficará patente no Museu Natural da Electricidade de 18 de maio a 30 de junho de 2019, de terça-feira a domingo, das 10h00 às 18h00.