Nelas de moinho em moinho

Foi num ambiente festivo que dezenas de participantes estiveram presentes no Dia dos Moinhos Abertos, em Nelas. Numa jornada dedicada a esta tradição secular da moagem de cereais utilizando moinhos movidos a água, esta experiência permitiu aos participantes conhecer o funcionamento desta tecnologia tradicional.
A parte da manhã foi passada em Senhorim, mais propriamente nas margens do Rio Castelo e do Rio Videira, onde se localizam 4 moinhos em pleno funcionamento. Realizou-se uma visita guiada a esses moinhos (Moinho das Poldras, Moinho da Pisoeira, Moinho do Macho Velho e Moinho do Castelo) explicando-se todo o processo e historial destes moinhos pelo testemunho dos seus proprietários. Numa acção de sensibilização patrimonial foi feito o convite aos Escuteiros de Nelas e aos Escuteiros de Canas de Senhorim, que antes da visita procedessem à limpeza de um moinho em ruínas propriedade da Mini-Hídrica de Senhorim e construíssem uma ponte em madeira para permitir a travessia do Rio Castelo no fundo do Vale. O Núcleo Dão Nelas também foi convidado como parceiro pela sua ativa vertente desportiva. Todo este conjunto de experiências vivenciadas pelos presentes foram transpostas para a tela, numa obra idealizada pelo pintor Aires dos Santos. O presidente da Câmara agradeceu todos os parceiros envolvidos nesta iniciativa bem como a presença de um grupo tão grande de participantes.
Após o almoço foi a vez de visitar a Quinta Vale do Lobo na Lapa do Lobo, contando também com um grupo numeroso de participantes que tiveram o privilégio de visitar esta propriedade da família Cunha Torres que gentilmente abriu portas para acedermos ao seu moinho de água recuperado.
A componente cultural não foi esquecida com a declamação de excertos de duas obras literárias com referências diretas à molinologia. De referir a vertente paisagística e ecológica deste projecto onde o moinho de água recuperado segundo as técnicas tradicionais é um dos 5 moinhos ainda em funcionamento no concelho.

Partilhar
Autor
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
pexels-pixabay-47730
Quase 100 pessoas impedidas de entrar em recintos desportivos em 2024 – APCVD
2
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal
3
CINFAES
Câmara de Cinfães atribui mais de 100 mil euros em 216 bolsas de estudo
4
Viseu
Centro histórico de Viseu sem carros ao fim de semana até setembro

Artigos relacionados

santa comba dão
Oliveira de Frades Rockfest
vinho
1200px-Viseu_-_Teatro_Viriato_(1)
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Fique por dentro das últimas novidades e conteúdo exclusivo.
Procurar
Últimas notícias
pexels-pixabay-47730
Quase 100 pessoas impedidas de entrar em recintos desportivos em 2024 – APCVD
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal
CINFAES
Câmara de Cinfães atribui mais de 100 mil euros em 216 bolsas de estudo
santa comba dão
Autarca de Santa Comba Dão considera que “há outras maneiras” de celebrar democracia