Obras de execução do 1º Orçamento Participativo de Viseu inauguradas hoje

Investimento na reabilitação de 8 habitações do Bairro Municipal ascendeu a 100 mil euros

O Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Almeida Henriques, inaugurou hoje segunda-feira, 11 de Abril, as obras de reabilitação de 8 habitações do Bairro Municipal de Viseu (também conhecido por “Bairro da Cadeia”), realizadas no âmbito da execução do projeto vencedor do 1º Orçamento Participativo de Viseu.

As casas 9, 25, 35, 64, 74, 76, 77 e 79, habitadas pelos moradores mais idosos do Bairro, receberam no âmbito da empreitada novos telhados, portas e janelas, assim como algumas melhorias decorrentes das obras. Globalmente, o investimento ascendeu a 100 mil euros.

O Bairro da Cadeia é Património Municipal desde 2015 e constitui um bem cultural relevante da cidade de Viseu e da sua história social do século XX, sendo simultaneamente um testemunho singular da arquitetura portuguesa no tempo do Estado Novo e do seu “Programa das Casas Económicas”, na década de 40. Foi seu projetista Travassos Valdez.

O 1º Orçamento Participativo de Viseu elegeu como projeto vencedor a “reabilitação de telhados, portas e janelas do Bairro Municipal”, tendo 75 mil euros como orçamento.