“Oh Meu Deus!”, Seia recebe maior aventura de Trail Running em Portugal

1761

Vem aí mais uma edição do “Oh Meu Deus – Ultra Trail Serra da Estrela”, uma aventura com passagem pelo ponto mais alto de Portugal Continental, que ao longo de três dias transporta participantes de vários cantos do planeta a praticar maratonismo.

A 9ª edição do OMD – Ultra Trail Serra da Estrela acontece em Seia este fim-de-semana, de 13 a 15 de junho, e contará com a presença de mais de meio milhar de participantes, provenientes de 9 países, que vão percorrer os trilhos da mais imponente montanha portuguesa, a serra da Estrela.

O OMD conta com 4 provas, integrando novamente o desafio de superar a distância de 200km. A prova de ultra endurance é um verdadeiro teste à resistência física e psicológica dos atletas que se revelarem capazes de concluírem os 160km, dentro de 34 horas, para partirem à conquista do título de “Viriatos” da serra da Estrela.

À prova rainha juntam-se mais três distâncias, uma com o circuito de 100km (que também tem início e final em Seia), outra de 50 km, a começar na Cabeça, e, para os mais modestos, uma de 20 quilómetros, com início em Vila Verde, terminando ambas em Seia.

Associado oficial do RUN THE WORLD e ITRA – International Trail Running Association, o OMD 2019 é organizado pela empresa Horizontes, tendo como promotores o Município de Seia e da União das Freguesias de Seia, São Romão e Lapa dos Dinheiros. As distâncias do Oh Meu Deus Ultra Trail Serra da Estrela também pontuam para o UTMB: OMD50 com 3 pontos, OMD100 com 5, OMDViriatos com 6 pontos.

Paralelamente, o OMD 2019 também conta com um programa de animação paralelo à competição, onde a população e os visitantes são convidados a participar. O DEUS T’AKUDA, organizado pelo Agrupamento de Escuteiros 116 – de Seia e pela Escola Profissional da Serra da Estrela, e a 4ª edição POPular – INATEL na Rua, inundarão por estes dias a praça do Município. Tasquinhas, música, dança e animação diária são os principais ingredientes desta festa.

Assim, mais do que caminhar por entre trilhos, em plena comunhão com a natureza, o OMD também é um evento congregador, de amizade e confraternidade, acarinhada pela população, juntas de freguesia e um conjunto de coletividades do concelho, que durante os três dias de prova acompanham e auxiliam os atletas.