OPTA – Oportunidade, Promoção e Transformação na Ação

1773

A Câmara Municipal de Armamar viu aprovada a candidatura ao Programa Escolhas com o “Projeto OPTA – Oportunidade, Promoção e Transformação na Ação”.

O OPTA entrou em funcionamento no passado dia 1 de março e tem a duração de dois anos. Tem na Autarquia a entidade promotora e a Santa Casa da Misericórdia de Armamar como entidade gestora.

O objetivo das ações a desenvolver procuram dar resposta a questões relacionadas com o insucesso escolar, o desemprego jovem e a desigualdade no acesso a respostas de ocupação saudável dos tempos livres.

Criado em 2001, o Programa Escolhas tem a missão de promover a inclusão social de crianças e jovens provenientes de contextos mais vulneráveis, particularmente de descendentes de migrantes e de crianças e jovens ciganos, a igualdade, a não discriminação e o reforço da coesão social.

O programa é promovido pela República Portuguesa em parceria com o Alto Comissariado para as Migrações e é cofinanciado pelo Programa Operacional Inclusão Social e Emprego (POISE), Portugal 2020 e Fundo Social Europeu