OS AMORES QUE OS VINHOS DÃO

2188

Muito já foi dito e escrito sobre a relação entre vinho e o amor. Mas Viseu quer ir mais longe, colocando “Tinto no Branco” a paixão proibida de Simão Botelho e Teresa Albuquerque, protagonistas do romance «Amor de Perdição». Entre 2 a 4 de dezembro, o salão “Vinhos de Inverno” e o seu festival literário “Tinto no Branco” – organizados pelo Município de Viseu e pela Viseu Marca – irão brindar ao Amor, tema escolhido para a segunda edição do certame. A obra «Amor de Perdição» de Camilo Castelo Branco, cuja narrativa acontece em boa parte na cidade vinhateira do Dão, será resgatada da memória e servirá de mote a diversas conversas literárias, bem como aos espetáculos de poesia e stand-up literário incluídos na programação.
A romântica temática do Festival Literário Tinto no Branco leva-nos ao encontro de Ricardo Pais, que, há 40 anos, foi Baltazar Coutinho (o mau da fita), no «Amor de Perdição» de Manoel de Oliveira. O seu testemunho aviva a memória e aguça a vontade de ver ou rever um filme mal-amado e pouco conhecido do público português. Ainda é tempo.
Tempo, também, para espreitar a “edição monumental” do «Amor de Perdição», existente na Biblioteca Municipal D. Miguel da Silva.