Parque Canino de Viseu abre este sábado

2170

Infraestrutura junto ao rio Pavia coloca à disposição da população equipamentos de recreio e atividade para os animais

Abre esta sábado, 19 de outubro, ao público o Parque Canino de Viseu, infraestrutura construída junto ao rio Pavia, nas imediações do Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental. Agendada para este dia, a inauguração do espaço foi adiada para data a anunciar posteriormente, face às condições climatéricas previstas.

Viseu torna-se, desta forma, das poucas cidades do país a colocar à disposição dos munícipes um Parque Canino, o que nas palavras do Presidente da Câmara Municipal, Almeida Henriques, “constitui mais passo importante no ecossistema de qualidade de vida no qual temos vindo a apostar”.

Com esta infraestrutura cumpre-se o desejo de existir uma zona específica destinada ao recreio e atividades dos animais, possibilitando a sua permanência de forma saudável e segura no espaço público e sem o uso de trela.

“Viseu é um Município amigo dos animais. Criamos condições para que as pessoas possam ter os seus animais de estimação e esperamos, agora, que da parte destas também exista um comportamento cívico adequado”, deseja o autarca.

Com uma área de 720 metros quadrados, o parque canino tem diversos equipamentos para a realização de atividades lúdicas ou de aprendizagem/treino, um wc para uso dos animais – desde que acompanhados e incentivados pelos respetivos donos -, e bebedouros para ambos.

Pontualmente, e ao longo do parque, serão ainda colocadas papeleiras com dispensadores de sacos, para além de alguns bancos em zonas sombreadas, de modo a que os donos dos animais possam descansar ou simplesmente observar as atividades dos seus cães.

O Município de Viseu investiu 72 mil euros na construção deste espaço.