PAULA GARCIA NOVA DIRETORA DO TEATRO VIRIATO

Paula Garcia é a nova diretora-geral e de programação do Teatro Viriato, sucedendo no cargo a Paulo Ribeiro, recentemente nomeado pelo Ministério da Cultura para diretor artístico da Companhia Nacional de Bailado. Para Almeida Henriques, presidente da autarquia viseense, trata-se de uma “solução sem ambição”.
A direção do Centro de Artes do Espetáculo de Viseu – Associação Cultural e Pedagógica (CAEV) – que foi constituído, em 1998, para programar e gerir o Teatro Viriato ao abrigo de um protocolo de financiamento tripartido assinado com a Câmara Municipal de Viseu e Ministério da Cultura – considera que a escolha de Paula Garcia “garantirá a continuidade e identidade do projeto artístico do Teatro Viriato”.
Almeida Henriques disse aos jornalistas que Paula Garcia “é uma pessoa competente”, mas que a Câmara teria preferido uma criadora de carreira reputada, cujo nome não quis revelar, para substituir Paulo Ribeiro. “Procurei, em diálogo estreito com o Ministério da Cultura e com o CAEV, uma solução positiva, renovadora e ambiciosa”, afirma. “A solução agora conhecida, da responsabilidade do CAEV, é para o Município de Viseu uma resposta interna, de transição e destituída de ambição, que salvaguarda no imediato os interesses de continuidade de gestão e organização do Teatro Viriato”.
Diretora adjunta do Teatro Viriato, desde 2007, Paula Garcia colaborou ativamente com o coreógrafo Paulo Ribeiro na definição da estratégia de programação da instituição; na criação/consolidação de relações de parceria nacionais e internacionais; bem como no desenvolvimento de conceitos e conteúdos artísticos que têm alicerçado projetos de produção própria do Teatro Viriato. O seu percurso iniciou-se em 1998, como Assistente de Direção; tendo acumulado, posteriormente, a coordenação da Produção (desde 1999).
À semelhança do que aconteceu quando Paulo Ribeiro foi nomeado para assumir a direção artística do Ballet Gulbenkian, em 2003, a Companhia Paulo Ribeiro mantém-se como estrutura residente do Teatro Viriato e passará a ser dirigida pelos coreógrafos António Cabrita e São Castro.

Partilhar
Autor
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
pexels-pixabay-47730
Quase 100 pessoas impedidas de entrar em recintos desportivos em 2024 – APCVD
2
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal
3
CINFAES
Câmara de Cinfães atribui mais de 100 mil euros em 216 bolsas de estudo
4
Viseu
Centro histórico de Viseu sem carros ao fim de semana até setembro

Artigos relacionados

santa comba dão
Oliveira de Frades Rockfest
vinho
1200px-Viseu_-_Teatro_Viriato_(1)
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Fique por dentro das últimas novidades e conteúdo exclusivo.
Procurar
Últimas notícias
pexels-pixabay-47730
Quase 100 pessoas impedidas de entrar em recintos desportivos em 2024 – APCVD
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal
CINFAES
Câmara de Cinfães atribui mais de 100 mil euros em 216 bolsas de estudo
santa comba dão
Autarca de Santa Comba Dão considera que “há outras maneiras” de celebrar democracia