Pelotão descansa na cidade mais alta do país

1555

Ana Bacalhau dá música à Noite da Volta

Antes da Apresentação Oficial e a pouco mais de dois meses de começar a 81ª Volta a Portugal Santander, a Guarda apresenta-se como a Cidade do Dia de Descanso. A caravana e pelotão vão repousar, a 6 de agosto, a mais de 1000 metros de altitude e a mais alta das cidades portuguesas será também palco das muitas atividades que preenchem a jornada de repouso da Volta.

Para o Presidente da Câmara Municipal da Guarda, Carlos Monteiro, “a Volta a Portugal em Bicicleta é um marco desportivo importante no nosso país e aquela que mobiliza e entusiasma toda a sociedade portuguesa. É para nós motivo de grande satisfação que a nossa cidade, a mais alta do país, saia, uma vez mais, valorizada por acolher este grande evento desportivo, dinamizador do território nacional.”

A animação vai chegar à cidade logo na véspera, segunda-feira, 5 de agosto, quando, cerca das 17h30, terminar no centro da Guarda, junto ao jardim José Lemos, a quinta e última etapa da primeira fase da prova. Esta jornada de 160 quilómetros vai começar em Oliveira do Hospital e percorrer uma boa parte dos municípios com influência na vertente norte da Serra da Estrela, tendo a subida do “Porto da Carne”, já no concelho da Guarda, a vincar definitivamente o nível de exigência na parte final da etapa.

As emoções durante a etapa e à flor do empedrado que conduzem à zona da meta são apenas parte da grande animação que vai invadir o município da Guarda. Para essa noite está programado o Concerto da Volta, habitual iniciativa oferecida pelo município com entrada livre para festejar a presença da Volta na cidade. Ana Bacalhau sobe ao palco na Praça Luis de Camões, junto à Sé da Guarda, às 22 horas. Após o espetáculo, a animação vai continuar noite fora no GIN GIBRE, espaço de diversão bem junto ao concerto.

Na terça-feira, 6 de agosto, enquanto o pelotão profissional da Volta aproveita o Dia de Descanso, realiza-se, na Guarda, a já tradicional Etapa da Volta em cicloturismo, onde as centenas de amantes da modalidade têm a oportunidade de fazer uma etapa desfrutando das estruturas utilizadas na Volta a Portugal – a mesma reta da meta dos profissionais e a subida ao pódio para a cerimónia de entrega de prémios.