Politécnico de Viseu dá boas-vindas a cem alunos de 18 países

1416

No ano em que se comemoram as “Bodas de Pérola” (30 Anos) do Programa Erasmus+, o Instituto Politécnico de Viseu (IPV) vai organizar uma vez mais uma sessão de acolhimento aos alunos estrangeiros que este ano escolheram as suas escolas superiores integradas. Será a terceira edição desta iniciativa e decorrerá amanhã dia 21 de fevereiro nas instalações do IPV.
Organizada pelos Serviços de Relações Externas, desta feita visa acolher os alunos estrangeiros que chegaram à instituição para efetuarem a sua mobilidade sob a forma de períodos de estudo e/ou estágio. São os alunos que vão ficar durante o segundo semestre do presente ano letivo, e que se vêm juntar a tantos outros que vieram apenas para o primeiro semestre mas que decidiram ficar durante todo o ano académico.
São 100 estudantes de 18 países que escolheram o Instituto Politécnico de Viseu para realizarem a sua experiência de mobilidade internacional. E se da vizinha Espanha continuam a vir a maior parte dos participantes, não é menos verdade que do leste e do norte do continente europeu também continuam a vir inúmeros alunos.
Assim, o IPV vai acolher alunos da Alemanha, da Bélgica, da Croácia, de Espanha, da Finlândia, da França, da Holanda, da Hungria, da Itália, da Letónia, da Lituânia, da Polónia, da República Checa, da Roménia, da Sérvia e da Turquia. De salientar ainda, e ao abrigo de protolocos de cooperação existentes, a participação de estudantes do Brasil que elegeram o IPV para a realização de um período de estudos de um semestre na Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu, e ainda alunos de Macau que realizarão um estágio de 6 semanas na Escola Superior de Saúde.
Na sessão de acolhimento, a professora Maria Paula Carvalho, vice-presidente do IPV, dará as boas vindas aos novos alunos, a que se seguirá uma visita guiada, em língua inglesa, aos mais recantos da cidade mais emblemáticos e carregados de história, com a particularidade de ser efetuada no comboio turístico, cedido pela Câmara Municipal de Viseu.
No final, será servido um pequeno lanche convívio, animado pel a Tunadão 1998, tuna do Instituto Politécnico de Viseu.