Populações de S. Pedro do Sul sem os apoios prometidos após os incêndios

A aldeia do Fujaco, concelho de S. Pedro do Sul, não recebeu, até hoje, os apoios prometidos pelo Estado, destinados a minorar os prejuízos causados pelos incêndios. Nem os habitantes do Fujaco, nem os de outras povoações igualmente devastadas pelos fogos, como a aldeia de Açores, foram ressarcidos, porque não reuniam os critérios de elegibilidade inerentes às candidaturas.
Indignado com a situação, o presidente da Junta de Freguesia (JF) do Sul disse ao NV, que quem decidiu sobre as medidas de apoio e respectivas candidaturas não conhece a realidade.
“Antes de decidirem nos gabinetes, deviam vir cá conhecer isto, para tomarem decisões de acordo com as verdadeiras necessidades das pessoas que aqui vivem”, diz Pedro Maurício Pereira.
O autarca adianta que a Junta de Freguesia se disponibilizou para ajudar a preencher os formulários, mas, além dos prazos serem demasiado curtos, a grande maioria da população não reunia os requisitos exigidos. Os apoios, segundo o presidente da Junta, destinavam-se a quem apresentasse um projeto na área agrícola e tivesse uma atividade organizada como agricultor, o que não se enquadra no perfil dos habitantes. “Aqui, as pessoas limitam-se a praticar, apenas, uma agricultura de subsistência”, explica Pedro Maurício Pereira.
Apenas os criadores de animais receberam algum apoio, nomeadamente, fardos e farinha enviados pela Câmara de S. Pedro do Sul e por uma empresa do Alentejo.
José Soares, morador no Fujaco, perdeu dezenas de hectares nos incêndios e tentou candidatar-se. Em vão. “Os apoios não se enquadravam na minha situação e fazer um projeto é complicado. Vieram uns fardos de palha para o gado, mas, de resto, não recebi nada, nem tenho esperança de vir a receber”.
O descontentamento do presidente da JF do Sul é partilhado pelo seu colega da União de Freguesias de Carvalhais e Candal, Carlos Almeida. “Anunciaram os apoios com grande pompa e circunstância; fomos à Extensão Rural da Direcção Regional de Agricultura; chamamos as pessoas que vieram a correr com a esperança de serem ressarcidas dos prejuízos; tentámos ajudá-las a preencher os documentos, mas, depois, disseram-nos que era preciso que os candidatos estivessem coletados, tivessem seguros e uma data de entraves. Em suma, não havia condições de elegibilidade e ninguém recebeu nada”, lamenta.
Carlos Almeida afirma que tencionam contactar o Presidente da República, que na altura visitou a área ardida, para lhe dar conhecimento da situação e sensibilizá-lo no sentido de conseguir uma solução.
Sofia Meneses
(ver mais na edição em papel)

Partilhar
Autor
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
pexels-pixabay-47730
Quase 100 pessoas impedidas de entrar em recintos desportivos em 2024 – APCVD
2
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal
3
CINFAES
Câmara de Cinfães atribui mais de 100 mil euros em 216 bolsas de estudo
4
santa comba dão
Autarca de Santa Comba Dão considera que “há outras maneiras” de celebrar democracia

Artigos relacionados

livros
andebol
festa do livro e da leitura logo cópia
FIMPV24-Cartaz-A3
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Fique por dentro das últimas novidades e conteúdo exclusivo.
Procurar
Últimas notícias
pexels-pixabay-47730
Quase 100 pessoas impedidas de entrar em recintos desportivos em 2024 – APCVD
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal
CINFAES
Câmara de Cinfães atribui mais de 100 mil euros em 216 bolsas de estudo
santa comba dão
Autarca de Santa Comba Dão considera que “há outras maneiras” de celebrar democracia