Presidente da Câmara de Viseu reúne com Ministra da Saúde

1747

Encontro com a Governante realiza-se esta sexta-feira ao final da manhã. Autarca não quer doentes oncológicos de Viseu sujeitos a viagens para serem tratados em Coimbra

O Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Almeida Henriques, reúne ao final desta manhã com a Ministra da Saúde, no sentido de ser encontrada uma solução para a situação de rutura a que chegou o Serviço de Oncologia do Hospital de Viseu.

Embora registe com agrado a celeridade com que a Ministra da Saúde respondeu ao pedido de audiência enviado esta quarta-feira, o Presidente da Câmara Municipal espera que a solução encontrada pelo Ministério da Saúde não seja a que foi tornada pública esta sexta-feira, e que passa pelo tratamento dos doentes oncológicos de Viseu no IPO de Coimbra.

“Não aceitaremos uma solução dessa natureza, inconcebível e desumana”, garante Almeida Henriques, que entende ser mais lógico que “os técnicos do IPO se desloquem a Viseu” para evitar o sofrimento acrescido a quem precisa dos tratamentos.

Almeida Henriques mostra-se ainda preocupado com o facto de o Conselho de Administração do Centro Hospitalar Tondela-Viseu anunciar um protocolo de forma “concreta e permanente” com o IPO de Coimbra, quando ainda há pouco tempo foi anunciada a construção do Centro Oncológico em Viseu.

“Esta é uma causa que jamais abandonarei. Não aceito que o Centro Oncológico não seja construído, assim como não aceito que os doentes oncológicos sejam obrigados a fazer 200 quilómetros para receber tratamentos”, concluiu.