PRIMEIRA SOBREMESA OFICIAL DA FEIRA DE SÃO MATEUS É APRESENTADA ESTE DOMINGO

O doce, batizado de “São Mateus”, será oficialmente apresentado este domingo, no “Viseu Doce”, pelo chef Diogo Rocha. 

 

No ano de “Viseu 2019, Destino Nacional de Gastronomia”, a Feira de São Mateus terá pela primeira vez uma sobremesa oficial com o nome “São Mateus”. O doce é produzido pela Nutriva, nova patrocinadora oficial da Feira, com a assinatura do chef e embaixador de Viseu, Diogo Rocha.

A apresentação decorre este domingo, na Pousada de Viseu, pelas 15:45, no âmbito do evento “Viseu Doce”, dedicado à doçaria regional. A receita destaca ingredientes típicos da região de Viseu e, neste momento, será confecionada ao vivo. O público presente terá a oportunidade de a saborear em primeira mão.

Jorge Sobrado, Vereador da Cultura da Câmara Municipal de Viseu e Gestor da Feira de São Mateus, declara que “esta é uma iniciativa inédita na Guardiã das Feiras Populares. Ter no maior evento de Viseu uma sobremesa única e que, ao mesmo tempo, serve de bandeira aos ingredientes autênticos da região como a avelã ou a maçã Bravo Esmolfe, é um “2 em 1” irresistível.”

O prato, inspirado na gastronomia tipicamente beirã, tem como ingredientes-chave a maçã Bravo de Esmolfe, a tília e as avelãs de Viseu. O puré da maçã, a mesma fruta caramelizada, o creme da tília e o crocante da avelã são servidos em camadas distintas. Esta é “uma harmonização dos aromas e sabores regionais com o melhor da nossa doçaria”, refere Jorge Sobrado.

Em 2019, a sobremesa estará presente nas ementas de todos os operadores de restauração da Feira de São Mateus (restaurantes, snack-bares e tasquinhas).

Diogo Rocha acredita que “a “São Mateus” poderá tornar-se num produto de referência e uma tradição do evento, tal como o são as farturas e as enguias, por exemplo”.

A “São Mateus” terá a garantia de qualidade da Nutriva, marca especializada em pastelaria e sobremesas que irá assegurar a produção. “Esta é uma iniciativa que alia os métodos de produção criteriosos da Nutriva, e uma seleção cuidada de ingredientes regionais, a uma feira popular de renome em Viseu e no país”, declara a marca.

É a primeira vez que a Nutriva patrocina a Feira de São Mateus e a parceria surge no âmbito de um patrocínio a três, com o selo “Primus Lucas”, incluindo as marcas Ribeiro Santo (vinho do Dão), Lugrade (bacalhau) e Nutriva (pastelaria).

Em 2019, a Feira de São Mateus decorre entre 8 de agosto e 15 de setembro. São 39 dias para feirar em Viseu. Todas as informações e programação estão disponíveis em www.feirasaomateus.pt e nas redes sociais da Feira (Facebook e Instagram).

 

A Feira é uma iniciativa do Município de Viseu, com organização executiva da Viseu Marca. O Santander, Super Bock, Altice, Sumol, Delta, Galp, Turismo do Centro, Fidelidade, Litocar, Nutriva, Lugrade e Ribeiro Santo são patrocinadores oficiais do evento em 2019. O Correio da Manhã e a CMTV são os Media Partners Nacionais deste ano.

 

Partilhar
Autor
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
pexels-pixabay-47730
Quase 100 pessoas impedidas de entrar em recintos desportivos em 2024 – APCVD
2
CINFAES
Câmara de Cinfães atribui mais de 100 mil euros em 216 bolsas de estudo
3
santa comba dão
Autarca de Santa Comba Dão considera que “há outras maneiras” de celebrar democracia
4
Oliveira de Frades Rockfest
Nove bandas de rock e metal em Oliveira de Frades

Artigos relacionados

Acidente carro
Viseu
urgências médico hospital
Viseu
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Fique por dentro das últimas novidades e conteúdo exclusivo.
Procurar
Últimas notícias
pexels-pixabay-47730
Quase 100 pessoas impedidas de entrar em recintos desportivos em 2024 – APCVD
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal
CINFAES
Câmara de Cinfães atribui mais de 100 mil euros em 216 bolsas de estudo
santa comba dão
Autarca de Santa Comba Dão considera que “há outras maneiras” de celebrar democracia