PROJETO “OLHAR + PARA QUEM CUIDA” JUNTA COMUNIDADE VISEENSE NA ESCOLA SUPERIOR DE SAÚDE DE VISE

1683

No âmbito do projeto de intervenção comunitária: OLHAR+ para quem cuida, cujo objetivo consiste em capacitar os cuidadores informais e formais do concelho de Viseu no cuidado à pessoa em situação de dependência, a equipa coordenadora do projeto, conjuntamente com estudantes do 4º ano do curso de Enfermagem, desenvolveram uma formação prática sobre “Cuidados de higiene e conforto à pessoa dependente”. A sessão incidiu sobre a capacitação dos cuidadores sobre as finalidades e melhores técnicas /procedimentos a adotar na prestação de cuidados de higiene por forma a atingir o melhor conforto para a pessoa dependente e para o cuidador. Esta formação prática, que decorreu no dia 13 de março, contou com a presença de 12 cuidadores formais e informais.

A entidade responsável do projeto é a Escola Superior de Saúde de Viseu do IPV, tendo como coordenadoras as professoras Rosa Martins e Odete Amaral.

Novas sessões estão planeadas com temáticas como “Posicionamentos e transferências”, “Higiene oral”, “Alimentação”, “Eliminação (vesical e intestinal)”, “Prevenção das úlceras por pressão”, “Gestão da terapêutica”, Prevenção de acidentes/quedas” e “Cuide de si próprio”.

A próxima sessão decorre já no dia 3 de abril, às 15horas, nos laboratórios da Escola Superior de Saúde de Viseu.