PROJETO “OLHAR + PARA QUEM CUIDA” VISA A CAPACITAÇÃO DE CUIDADORES INFORMAIS E FORMAIS

Em Portugal tem-se verificado um aumento do índice de envelhecimento com valores bastante significativos na região de Viseu (Índice de envelhecimento 2001 –

88,9%; 2011 – 116,9%; 2016 – 142,3%). Perante este cenário, e considerando a missão da Escola Superior de Saúde (ESSV) do Instituto Politécnico de Viseu (IPV), foi elaborado o projeto OLHAR+ para quem cuida, que visa dar resposta às necessidades da comunidade promovendo a humanização e parceria dos cuidados de saúde através da capacitação dos cuidadores informais e formais no sentido da promoção do bem-estar e da qualidade de vida das pessoas.

Assim, e porque a ESSV é uma instituição de ensino, preocupada e “aberta” à comunidade apresentou, no âmbito do Orçamento Participativo Jovem 2018, o projeto “OLHAR + para quem cuida” que atualmente se encontra em desenvolvimento. A iniciativa tem como objetivos: i) Identificar as necessidades prioritárias dos cuidadores formais e informais de pessoas em situação de dependência; ii) Capacitar os cuidadores formais e informais no cuidado à pessoa em situação de dependência.

 

Para concretizar estes objetivos pretende-se, com recurso aos laboratórios práticos da ESSV, receber as famílias, cuidadores informais e formais para formação (da informação ao treino) sobre procedimentos e técnicas de saúde, designadamente posicionamentos, transferências, mobilizações, cuidados de higiene, alimentação, sono, medicação, entre outras. Estas sessões de promoção da saúde e melhoria dos cuidados de saúde serão realizadas pelos estudantes de enfermagem, supervisionadas por docentes da Escola Superior de saúde do IPV.

 

A primeira sessão do projeto, “Cuidados de higiene e conforto à pessoa dependente”, que decorreu no dia 13 de março, incidiu sobre a capacitação dos cuidadores sobre as finalidades e melhores técnicas/procedimentos a adotar na prestação de cuidados de higiene por forma a atingir o melhor conforto para a pessoa dependente e para o cuidador.

A próxima sessão, “Posicionamentos no leito e transferências”, decorre já no dia 3 de abril, às 15horas, nos laboratórios da Escola Superior de Saúde de Viseu.

Outras sessões estão planeadas com temáticas como “Prevenção das úlceras por pressão” (8 de maio), “Eliminação – vesical e intestinal” (29 de maio), “Higiene oral” (12 de junho), “Alimentação” (12 de junho), “Prevenção de acidentes/quedas” (18 de setembro), “Gestão da terapêutica” e “Cuide de si próprio” (ambas no dia 9 de outubro).

 

Os cuidadores poderão inscrever-se acedendo ao link elencado na página da ESSV: http://www.essv.ipv.pt/

 

A entidade responsável do projeto é a Escola Superior de Saúde de Viseu do IPV, tendo como coordenadoras as professoras Rosa Martins e Odete Amaral e o apoio dos estudantes do 4º ano do curso de Enfermagem. Parceiros: Município de Viseu, Juntas de Freguesia, Centro Hospitalar Tondela-Viseu e Agrupamento de Centros de Saúde.

 

 

 

 

Partilhar
Autor
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
pexels-pixabay-47730
Quase 100 pessoas impedidas de entrar em recintos desportivos em 2024 – APCVD
2
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal
3
CINFAES
Câmara de Cinfães atribui mais de 100 mil euros em 216 bolsas de estudo
4
santa comba dão
Autarca de Santa Comba Dão considera que “há outras maneiras” de celebrar democracia

Artigos relacionados

pexels-ruandom-zhong-12921131
aquilino ribeiro
GNR_SEPNA Dia Mundial da Terra
brasao-viseu1
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Fique por dentro das últimas novidades e conteúdo exclusivo.
Procurar
Últimas notícias
pexels-pixabay-47730
Quase 100 pessoas impedidas de entrar em recintos desportivos em 2024 – APCVD
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal
CINFAES
Câmara de Cinfães atribui mais de 100 mil euros em 216 bolsas de estudo
santa comba dão
Autarca de Santa Comba Dão considera que “há outras maneiras” de celebrar democracia