Projeto Vale do Varosa 2 requalifica Ponte Fortificada de Ucanha

Integrada na rede de monumentos Vale do Varosa em 2014, a Ponte Fortificada de Ucanha está atualmente a sofrer uma intervenção de requalificação, ao abrigo da segunda fase do “Projeto Vale do Varosa”, promovido pela Direção Regional de Cultura do Norte e cofinanciado pelo Programa Norte 2020. Melhorar as condições e qualidade de visita a este Monumento Nacional, único em território português, é o objetivo.

 

O Vale do Varosa 2 constitui a segunda fase de um projeto que arrancou em 2009 com financiamento ON2, que levou à criação e abertura ao público de rede de monumentos Vale do Varosa,  e que incluiu a recuperação parcial e abertura ao público do Mosteiro de São João de Tarouca, Mosteiro de Santa Maria de Salzedas e Convento de Santo António de Ferreirim. Em abril de 2014 a rede foi ampliada com a integração na rede da Ponte Fortificada de Ucanha e da Capela de São Pedro de Balsemão.

 

O alargamento dos trabalhos de reabilitação a novos monumentos é materializado nesta segunda fase na Ponte Fortificada de Ucanha, que durante a duração dos trabalhos permanece visitável pelo exterior.

 

A segunda fase do “Projeto Vale do Varosa” prevê a sua continuação, consolidação, alargamento e melhoria, através de um conjunto de ações que visam a ampliação das áreas de visita já abertas ao público; integração de novos elementos patrimoniais nos percursos de visita; aumento da diversidade de elementos e temáticas de visita e o reforço da comunicação do projeto.

 

Os trabalhos de valorização da Ponte Fortificada de Ucanha juntam-se aos do Centro Interpretativo do Mosteiro de São João de Tarouca e à já consolidada intervenção de conservação e restauro do teto da antiga Botica do Mosteiro de Santa Maria de Salzedas (Tarouca) que marcou ainda em 2018 o arranque da operação “Projeto Vale do Varosa 2”, num investimento global de cerca de 2 milhões de euros.

 

PONTE FORTIFICADA DE UCANHA

 

A mais conhecida passagem do rio Varosa é a ponte de Ucanha, provavelmente edificada durante os séculos XIV-XV, substituindo uma outra de filiação romana. A torre que lhe está adossada foi construída em 1465 por iniciativa do abade do Mosteiro de Santa Maria de Salzedas, D. Fernando, marcando a entrada no couto monástico e servindo como depósito do pagamento da portagem que os viandantes aqui entregavam para a transporem.

 

Por ordem deste abade foi erigido em 1472 um hospital nas proximidades da ponte, para auxílio dos pobres e viajantes, possivelmente no local onde hoje se mantém uma porta de cariz medieval.

Aqui passava a estrada, já desde a época romana, que de Lamego se dirigia para o interior, passando por Moimenta da Beira e Trancoso, podendo-se ainda hoje observar alguns troços de calçada bem conservados. Inevitavelmente, também aqui parte um caminho em direção ao Mosteiro de Santa Maria de Salzedas.

 

A Ponte Fortificada de Ucanha integra o projeto Vale do Varosa desde abril de 2014.

Partilhar
Autor
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal
2
Viseu
Centro histórico de Viseu sem carros ao fim de semana até setembro
3
urgências médico hospital
Hospital de Viseu com central de esterilização informatizada
4
Viseu
Antigo terreno da estação de comboios de Viseu em hasta por 4,2 ME

Artigos relacionados

pexels-pixabay-47730
CINFAES
santa comba dão
Oliveira de Frades Rockfest
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Fique por dentro das últimas novidades e conteúdo exclusivo.
Procurar
Últimas notícias
pexels-pixabay-47730
Quase 100 pessoas impedidas de entrar em recintos desportivos em 2024 – APCVD
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal
CINFAES
Câmara de Cinfães atribui mais de 100 mil euros em 216 bolsas de estudo
santa comba dão
Autarca de Santa Comba Dão considera que “há outras maneiras” de celebrar democracia