Protocolo de cooperação assinado entre a UBI e o Município da Madalena

1536

Concelho açoriano quer o apoio da academia para procurar estratégias de desenvolvimento.

A Universidade da Beira Interior (UBI) assinou um protocolo com o Município da Madalena, da Ilha do Pico, no âmbito do qual a academia se torna uma parceira da Câmara para as tarefas de caracterizar e procurar estratégias de desenvolvimento para o concelho açoriano.

O documento rubricado no dia 29 de maio prevê a cooperação nos domínios da informação, investigação e da extensão universitária, mas tendo já a perspetiva, da parte do Município, de contar com as competências científicas da UBI nas mais diversas áreas.

“O nosso concelho está em expansão e é necessário que não sejamos apenas nós, de dentro, a ajuizar a tomada de decisões. É preciso agora ter a parte científica, que estude o concelho, que o caracterize e veja para onde é que podemos ir”, disse José António Soares, presidente da Câmara Municipal da Madalena, acrescentando que pretende ter uma análise da UBI “em várias áreas”.

Com este protocolo, a Universidade da Beira Interior oficializa uma parceria com mais uma autarquia, contribuindo assim para o desenvolvimento do país. Desta vez, associa-se a um Município que é conhecedor das capacidades de ensino, investigação e aplicação de conhecimento da UBI.

José António Soares dá como exemplo os estudantes locais que fazem parte da academia: “Além do know how que existe na Universidade, a escolha da UBI também teve que ver com a grande proximidade que sentimos, pelos muitos alunos que vieram estudar para cá. Alguns deles são mesmo colaboradores do município”.

O protocolo foi assinado pelo presidente do Município da Madalena e pelo Reitor da UBI, António Fidalgo.

Estabelece formas de cooperação como realização de estudos e projetos de investigação, organização conjunta de eventos científicos e intercâmbio de informações estatísticas e de outra natureza, provenientes de levantamentos e investigações que possam resultar num aproveitamento de sinergias.

Em cada ano letivo, e sempre que possível, o Município da Madalena facultará estágios a finalistas dos cursos ministrados pela UBI, em número, áreas e períodos a designar, proporcionando a inserção de recém-licenciados no mercado de trabalho e beneficiando, por outro lado, de um contacto estreito com novos conhecimentos e métodos de gestão veiculados pelos mesmos.