Queres mudar? Lê este artigo

2008

Afinal qual o primeiro passo para mudares?

A esta pergunta respondo com outra pergunta:
– Estás DISPONÍVEL para mudar?

A tomada de consciência é um dos primeiros (se não o primeiro) passos para iniciares essa mudança que tanto desejas. Com a TOMADA DE CONSCIÊNCIA (assumires que queres mudar, dizeres em voz alta que é direito teu mudares a tua situação) encontras “verdades pessoais da tua situação”, assumes quem és no presente, começas a dizer “chega” a algumas coisas, tomas no fundo uma POSIÇÃO.

Por vezes (muitas vezes a sua maioria) estas verdades custam muito a assumir, pois abordam o tema dor, mas mudança é ULTRAPASSAR essa mesma dor, é saber LIDAR COM A DOR.

Que benefícios traz esta posição?

Ajuda-te a avaliar os teus FATORES (objetiva a tua vida), internos e externos, o teu ambiente, o teu interior, o que desejas deixar de fazer/ter/ser para te TRANSFORMARES e assim ganhares novos HÁBITOS e formas de estar, que te levarão a um nível de MELHORIA, de uma VIDA ainda mais POSITIVA.

Palavras-chave para iniciar uma mudança?

– RESPONSABILIDADE, COMPROMISSO, DISPONIBILIDADE, TOMADA DE CONSCIÊNCIA, POSIÇÃO, ULTRAPASSAR, LIDAR COM A DOR, FATORES, TRANSFORMAÇÃO, MELHORIA, VIDA POSITIVA.

E se surgirem sabotadores e adversidades pelo caminho? Que armadilhas são essas?

Eis algunas exemplos de “testes” que poderás receber ou assumir:

Encontrares dificuldades nos outros e no que te rodeia, começares a vitimizar-te e desculpar-te, os pensamentos negativos começarem a ganhar força, a dúvida querer começar a minar-te, a desistência a querer falar contigo.

Estas armadilhas são muito, mas muito comuns, são realmente TESTES para que tu entendas algumas coisas ou simplesmente as fortaleças, tais como:

É mesmo isso que queres? Estás mesmo decisa(o) sobre a tua mudança? Estás comprometida(o) contigo e com o que queres estabelecer? Estás a responsabilizar-te a 200%? O teu plano está firme e bem estruturado?

Será aqui que serás testada(o), que tudo te parecerá confuso, difícil, o sentimento de abandono ou solidão pode surgir, contudo tenho de dizer-te isto:

Não estás abandonada(o), nem só, estás SIM no caminho certo, dentro de um processo necessário para te fortaleceres, te conheceres, venceres medos e sabotadores, para reafirmares-te enquanto pessoa. Como vencer as armadilhas? Seguindo em frente, continuando a trabalhar, acreditando em ti, filtrando ao máximo, com o hiperfoco na MUDANÇA.

Agora relativamente aos ganhos da mudança…

Eu quero agora apresentar-te mais algumas palavras, que acabam por “namorar” com os ganhos: PACIÊNCIA, FOCO, CONFIANÇA.

Estas três palavras são fundamentais para que os ganhos sejam positivos, para que a tua mudança se estabeleça, continue, se cultive e se promova na tua VIDA.

Nada adiantaria se quisesses saltar etapas, acelerar processos, querer mudar de hoje para amanhã, tudo seria uma dispersão de energia, caso o teu FOCO não estivesse bem delineado, não o abordasses de forma simples e direta e tudo perderia sentido se não confiasses em ti, nas tuas capacidades, no teu VALOR, nas tuas escolhas, no teu POTENCIAL, na tua nova VERSÃO de ti mesma(o).

No final o mais importante não é a nova pessoa que és, mas sim tudo o que foi feito para te transformares, cresceres, evoluíres, te conheceres, aumentares a tua zona de conforto ou limites, o processo no seu todo e não apenas e só na singularidade das partes.

Promover a mudança nas nossas vidas é bom, termos a vontade de melhorar a cada dia ainda melhor, pois é aí que nos apercebemos que viver sabe bem, a vida é INCRÍVEL!

Espero que estejas disposta(o) a mudar, que te permitas a CAMINHAR livremente, a AMAR, a seres ESPECIAL.

Tiago Magalhães