Regimento de Infantaria N.º 14 (RI14) O RI14 tem novo Comandante

No dia 15 de janeiro de 2019, decorreu no Regimento de Infantaria nº 14 na presença de todos os Oficiais, Sargentos, Praças e Funcionários Civis a prestar serviço na Unidade, a Cerimónia de Tomada de Posse do novo Comandante, o Coronel de Infantaria, Luís Miguel Afonso Calmeiro.

A Cerimónia Militar decorreu na parada Capitão Vale de Andrade, presidida pelo Exmo. Comandante da Brigada de Intervenção, Brigadeiro General Carlos Manuel de Matos Alves e testemunhada por várias entidades militares e representantes das instituições da região de Viseu.

O momento alto da Cerimónia Militar foi quando o Novo Comandante do Regimento recebeu das mãos do Exmo. Comandante da Brigada de Intervenção o Estandarte Nacional confiado à guarda do Regimento, momento a partir da qual o Coronel de Infantaria Luís Calmeiro se considerou formalmente empossado e por inerência passou, também, a designar-se um “Viriato”.

Concluídos os atos formais que simbolizam a assunção do comando, o novo Comandante proferiu o seu discurso alusivo ao ato e assistiu ao primeiro desfile das Forças em Parada enquanto Comandante dos “Viriatos”.

Concluída a cerimónia, o Comandante do Regimento recebeu os Oficiais, Sargentos, Praças e funcionários civis na Sala de Honra, onde dirigiu umas breves palavras aos presentes, seguida da assinatura da primeira Ordem de Serviço e da revista às instalações do Regimento.

UM EXÉRCITO AO SERVIÇO DE PORTUGAL E DOS PORTUGUESES.

O Coronel de Infantaria Luís Miguel Afonso Calmeiro é natural de Freixial do Campo, Concelho de Castelo Branco, tem 51 anos de idade e 33 anos de serviço efectivo. Foi promovido ao actual posto em 31 de janeiro de 2018.

Está habilitado com o grau de Mestre em Ciências Militares, na especialidade de Infantaria pela Academia Militar, com o Curso de Promoção a Capitão da Escola Prática de Infantaria e com os Cursos de Promoção a Oficial Superior e de Estado-Maior, ambos do Instituto de Altos Estudos Militares. Possui ainda outros cursos e estágios de que se destacam o Curso de Instrutores de Tiro Desportivo, de Condução Auto, de Operadores de Prevenção de Alcoolismo e Tóxico Dependência, de Segurança Militar, NATO Joint Medical Planner Course e o Curso de Paraquedismo Desportivo, qualificação “A”.

Ao longo da sua carreira prestou serviço em diversas Unidades e Estabelecimentos do Exército e das Forças Armadas.

Na Escola Prática de Infantaria (1990/91) desempenhou funções de Comandante de Pelotão de Instrução do Curso de Formação de Sargentos.

No Regimento de Infantaria N.º 15 (1991/97) exerceu as funções de Comandante de Pelotão de Reconhecimento e Adjunto da Companhia de Apoio de Combate do 1º Batalhão de Infantaria Motorizado da 1ª Brigada Mista Independente e de Comandante de Pelotão e Comandante de Companhia de Instrução.

No Regimento de Guarnição N.º 1 (1997/2000) desempenhou funções de Oficial de Reabastecimento do 1º Batalhão de Infantaria do Agrupamento de Defesa Territorial dos Açores, Oficial de Justiça e de Chefe das Secções de Pessoal e de Instrução do Regimento.

Por duas vezes exerceu funções no 2º BIMec, nomeadamente como oficial de Rebastecimentos do 2ºBIMec/BMI e de Logística do 2ºBIMec/SFOR, esta no Teatro de Operações da Bósnia-Herzegovina (2001/2002) e de 2º Comandante do Batalhão (2005/2006).

No Estado-Maior do Exército exerceu a função de Adjunto das Repartições de Cooperação Militar e Alianças e de Operações da Divisão de Operações (2003/2004).

No Gabinete de Sua Excelência o General CEME desempenhou as funções de Adjunto da Secção de Cooperação Militar e Alianças (2004/2005).

Por duas vezes exerceu funções no Comando da Brigada Mecanizada, nomeadamente como Chefe da Célula G2 e Oficial de Segurança da Brigada Mecanizada (2006/2008) e nos últimos 3 anos como Chefe do Estado-Maior.

Na Direção de Aquisições (2008/2012) exerceu as funções de Chefe da Repartição de Concursos e Contratos e em Ordem de Batalha para o cargo de Deputy Assistant Chief of Staff (DACOS), como augmentee nacional para o Operational Headquarters no âmbito do EUROFOR Battle Group 2-2011 (OHQ ERF BG 2-2011).

Na Academia Militar, no ano letivo 2012/2013, desempenhou as funções de Diretor dos Cursos de Infantaria na Academia Militar em acumulação com as de Regente das Unidades Curriculares M133 e M134, Tática de Infantaria I e II. No ano letivo seguinte, desempenhou o cargo de Comandante do 1º Batalhão de Alunos em acumulação com as de 2º Comandante do Corpo de Alunos.

No Estado-Maior-General das Forças Armadas (2014/2015) exerceu as funções de Oficial Adjunto da Repartição de Saúde Militar da Direção de Recursos, em acumulação, integrou o Núcleo de Implementação da Direção de Saúde Militar e de Chefe da Repartição de Logística em acumulação com as de Adjunto da Repartição de Estudos, Planeamento e Qualidade da Direção de Saúde Militar.

Cumpriu uma comissão de serviço no Teatro de Operações da Bósnia-Herzegovina como Oficial de Logística no 2º BIMec/SFOR (2002). Deslocou-se ao Teatro de Operações do Kosovo (2009 e 2012) e do Afeganistão (2012) para coordenar os procedimentos contratuais de prestação de serviços às Forças Nacionais Destacadas naqueles Teatros.

Da sua folha de serviços constam 13 louvores, sendo concedidos, 2 pelo General Chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas, 3 pelo General Chefe do Estado-Maior do Exército, 4 por outros Oficiais Generais e 4 por outras Entidades Militares, 3 referências elogiosas, além de 11 condecorações de que se destacam 3 Medalhas de Serviços Distintos, Grau Prata, as Medalhas de Mérito Militar de 2ª e 3ª classes, a Cruz de São Jorge de 2ª Classe, a Medalha D. Afonso Henriques, Patrono do Exército de 2ª Classe, as Medalhas de Comportamento Exemplar – Graus Ouro e Prata, a Medalha Comemorativa das Comissões de Serviços Especiais das Forças Armadas e a Medalha NATO/OTAN, SFOR. Foi ainda agraciado com a insígnia de Educação Física Dourada.

É co-autor de duas publicações sobre as operações humanitárias e de paz em que o Exército Português participou, designadamente “O Exército Português em Timor-Leste. 2000-2004” com prefácio de S.Exª o Presidente da República Democrática de Timor-Leste, Xanana Gusmão e o “Exército Português nos caminhos da Paz. 1989-2005.” com prefácio de S.Exª o Presidente da República Portuguesa, Dr. Jorge Sampaio. É autor de artigos publicados no Jornal do Exército e na Revista de Artilharia.

É casado com Elisabete Silva Lourenço Calmeiro. Têm 1 filha (1998) e um filho (2003).

Partilhar
Autor
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
pexels-pixabay-47730
Quase 100 pessoas impedidas de entrar em recintos desportivos em 2024 – APCVD
2
CINFAES
Câmara de Cinfães atribui mais de 100 mil euros em 216 bolsas de estudo
3
santa comba dão
Autarca de Santa Comba Dão considera que “há outras maneiras” de celebrar democracia
4
Oliveira de Frades Rockfest
Nove bandas de rock e metal em Oliveira de Frades

Artigos relacionados

Acidente carro
Viseu
urgências médico hospital
Viseu
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Fique por dentro das últimas novidades e conteúdo exclusivo.
Procurar
Últimas notícias
pexels-pixabay-47730
Quase 100 pessoas impedidas de entrar em recintos desportivos em 2024 – APCVD
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal
CINFAES
Câmara de Cinfães atribui mais de 100 mil euros em 216 bolsas de estudo
santa comba dão
Autarca de Santa Comba Dão considera que “há outras maneiras” de celebrar democracia