Resende distingue personalidades do concelho

4d566de1-fdca-4cea-b35b-2ff6a4550a4dPresidente do Município entrega condecorações em cerimónia solene

O Presidente da Câmara Municipal de Resende, Garcez Trindade, vai proceder à entrega de condecorações honoríficas a diversas personalidades do concelho que se distinguiram em variadas áreas, numa cerimónia a realizar no próximo dia 2 de abril, sábado, às 15h00, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

A atribuição destas condecorações foi aprovada em reunião de Câmara de 21 de janeiro de 2013 e em reunião de Assembleia Municipal de 28 de fevereiro de 2013, por proposta apresentada pelo então Presidente da Câmara Municipal, António Borges.

Assim, de acordo com o Regulamento Municipal de Atribuição de Condecorações em vigor, vão ser entregues as seguintes condecorações:

Professor Doutor Padre Anselmo Borges, com a Medalha de Ouro de Honra do Município de Resende, pelos seus contributos na formação do pensamento contemporâneo. É oriundo da freguesia de Paus, Resende, e Professor Doutorado na Universidade de Coimbra, onde é docente de Filosofia, regendo as cadeiras de Antropologia Filosófica, Filosofia da Religião e Ética.

Professor Doutor Carlos Alberto Sequeira com a Medalha de Ouro de Honra do Município de Resende, pelo seu contributo enquanto Reitor da UTAD para o desenvolvimento e afirmação da região do Douro. A sua família é originária da freguesia de S. Romão, Resende.

Dr. Carlos Alberto Ferreira Coelho, com a Medalha de Ouro Municipal de Mérito do Município de Resende, pelo seu contributo para a afirmação da música portuguesa. Natural de Resende, é autor de músicas que, por quatro vezes, venceram o Festival da Canção que apura os representantes portugueses ao Festival da Eurovisão.

Eng.º Manuel Luis da Silva Pereira Tuna com a Medalha de Ouro Municipal de Mérito do Município de Resende, pelo seu contributo para as transformações operadas no ensino no concelho de Resende na última década. Natural da freguesia de Barrô, Resende, é o atual Diretor do Agrupamento de Escolas de Resende, D. Egas Moniz.

Albano António Alves dos Santos e António Fonseca com a Medalha de Ouro Municipal de Mérito do Município de Resende, pelos seus contributos para as respostas na área da solidariedade social, enquanto principais representantes de duas das instituições privadas de solidariedade social, respetivamente, a Casa do Povo de Resende e a Irmandade S. Francisco Xavier.

Sílvio Alípio Pinto e Joaquim Pinto com as Medalhas de Ouro Municipal de Mérito do Município de Resende, pelos seus contributos para a dignificação de uma das mais tradicionais profissões dos resendenses, por serem dos mais antigos profissionais de barbearia em funções, na formação de jovens ao longo de décadas e na divulgação da sua terra, interna e externamente.

Dr. Adriano Pereira com a Medalha de Ouro Municipal de Mérito do Município de Resende, pelo seu contributo para a atividade e afirmação, com assinalável qualidade dos serviços prestados, ao Município de Resende, na área da advocacia.

Ex-Presidentes de Junta de Freguesia Júlio Alberto Francisco, Francisco da Silva Pereira Tuna, Manuel Jorge Barbosa Cardoso, Arlindo Pinto de Sequeira e Fernando Manuel (a título póstumo), com a Medalha de Ouro Municipal de Mérito do Município de Resende, pelos seus contributos para a afirmação do concelho de Resende e das freguesias, respetivamente de S. Romão, Barrô, Freigil, Resende e S. João de Fontoura, que serviram durante décadas.

A atribuição de condecorações honoríficas de âmbito municipal tem em vista o público reconhecimento de todos aqueles que contribuem para o engrandecimento e dignificação do concelho de Resende.