Rodrigo Boavida Campeão Nacional e Francisco Soares Vice-Campeão Nacional Juniores – Judo

1845

 

Este Sábado dia 02 de Março realizou-se em Odivelas o Campeonato AS Nacional Juniores em Judo. A prova decorreu no Pavilhão Multisuos de Odivelas e o Judo Clube de Viseu participou com Inês Almeida (-48Kgs), Francisco Soares (-55Kgs) e com Rodrigo Boavida(-90kgs).

Rodrigo Boavida, Campeão Nacional de Cadetes e Vice-Campeão Nacional de Juniores em 2018, entrava nos Tatamis com a ambição de chegar ao mais alto lugar do pódio. No seu 1º ano de Junior, o atleta Viseense venceu os seus primeiros combates por Ippon, marcando lugar na final onde tudo se decidia. Foi então num combate muito disputado, que já em Golden Score, projectou de forma espectacular o seu adversário, arrecadando a Medalha de Ouro e sagrando-se Bi- Campeão Nacional de Judo -90Kgs, em Cadetes e Juniores (2018 e 2019).

Com esta conquista foi de imediato convocado para representar a Seleção Nacional de Juniores que irá defender as cores lusas, na Taça da Europa de Juniores que se realizará em Coimbra nos proximos dias 16 e 17 de Março. Esta prova, integrada no Circuito Europeu, serve de apuramento para o Campeonato da Europa de Juniores que se realizará em Vantaa,Finlândia de 12-15 Setembro.

Francisco Soares, atual Campeão Nacional de Cadetes -55Kgs (título conquistado a 09/02/2019 em Portimão), atleta ainda Cadete, surgia nesta prova como cabeça de série. Com um sorteio muito dificil, teve nos quartos de final e meia-final combates de elevada dificuldade, frente a adversários fortíssimos. O judoca viseense ultrapassou todos os seus obstáculos e marcou lugar na final da categoria. No entanto, não consegiu levar de vencida o seu adversário, conquistando assim a Medalha de Prata e o título de Vice-Campeão Nacional de Juniores -55kgs.

Inês Alemida, atleta ainda com pouca experiência no circuito competitivo, disputou a categoria feminina de -48Kgs, mas encontrou na 1ª ronda uma Atleta Campeã Nacional de 2018 e que não conseguir vencer.

Foi mais uma página da história do Judo e Desporto de Viseu, escrita a letras de Ouro por atletas do Judo Clube de Viseu, que nos ultimos dois anos atingiram os melhores resultados de sempre. Estão de Parabéns os Atletas, Treinadores e Dirigentes do Clube que dignificaram e representaram de forma brilhante a cidade de Viseu.