Seia reforça promoção do concelho na FIT

1728

O Município de Seia volta a marcar presença na Feira Ibérica de Turismo (FIT), a decorrer na Guarda de 2 a 5 de maio, dando a conhecer no seu stand os principais ativos turísticos, complementadas com propostas para visitar Seia nas quatro estações do ano.

Alicerçadas na valorização e promoção do património natural, cultural e museológico, a apresentação na capital de distrito dará enfoque ao turismo de natureza, mas também à cultura e ao desporto, congregando propostas abrangentes, com ofertas para diferentes e diversos públicos.

Destacam-se, a este respeito, o Centro de Interpretação da Serra da Estrela (CISE), os Museus do Brinquedo, da Electricidade e do Pão, assim como o calendário anual de atividades promovidas pelo Município.

Paralelamente, o município senense irá apresentar no espaço expositivo da Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela (CIMBSE) um conjunto de projetos estratégicos, que valorizam o território e a região.

A primeira acontece hoje, dia 3 de maio, às 15h30, ocasião em que o Centro de Interpretação da Serra da Estrela (CISE) dará a conhecer os Caminhos de Montanha. Composta por 14 percursos pedestres de pequena rota com mais de 100km e 4 itinerários cicláveis, a rede de Caminhos de Montanha é uma das excelentes maneiras de ficar visitar as Aldeias de Montanha e a serra da Estrela.

No dia seguinte, às 16h, o Museu Natural da Electricidade promove, no âmbito do turismo industrial, as Rotas da Eletricidade. O projeto organiza visitas guiadas a empresas em atividade de diferentes setores produtivos que caracterizam, e salvaguardam, a estrutura centenária da indústria de Seia e da região da serra da Estrela.

No último dia da feira está prevista (15h30) a apresentação da Festa da Transumância e dos Pastores, um evento singular pela sua autenticidade. A proposta é para vivenciar uma das mais simbólicas atividades do pastoreio: a transumância.