Ser ou Não Ser Fumador

Ser ou não ser… Ser fumador ou ser NÃO fumador! Esta é uma importante questão para todos nós. Para cada um e para todos, porque a resposta que cada um dá a esta questão tem consequências para todos.

Primeiro a perspetiva individual. Ser ou não ser fumador parece poder resumir-se a ter ou não ter um comportamento, a ter ou não ter um hábito. Ser fumador é ter o hábito de fumar e um hábito é um comportamento que repetimos muitas vezes. Ser fumador é ter um hábito muito importante que, em mais de 90% dos casos, é uma dependência. E uma dependência cola-se à identidade e passa a fazer parte do Ser.

Ser NÃO fumador é não ter o hábito de fumar. Muitas vezes este NÃO é um problema. Para os adolescentes que começam a lidar com o desafio de experimentar fumar isto conta. O Não significa Sim. Quem começa a fumar é notado e valorizado, mesmo que seja pela negativa, quando os pais, os professores e até os amigos avisam sobre os riscos. Quem não começa a fumar não se nota, é não ter esse comportamento, é não ser qualquer coisa. Para prevenir, é melhor e mais eficaz reforçar o não fumar do que condenar o fumar.

Mas ser NÃO fumador é ser outras coisas… E agora vamos experimentar escrever sem o NÃO: é ser independente, é ser saudável, é respeitar o próximo, é preservar o ambiente, … e é por todas estas razões que existe o Dia Nacional do Não Fumador!

Agora a perspetiva social, económica e ambiental. Ser NÃO fumador é melhor para cada um que decide ser assim, mas é também muito melhor para todos. O fumo do tabaco é o principal poluidor de espaços fechados. A desflorestação da Amazónia, entre outros motivos, serve para ter novos campos de cultivo do tabaco e para ter papel para produzir os cigarros. Fumar enfraquece as economias porque uma parte importante do dinheiro disponível é gasto apenas num produto e numa indústria fechada com um número reduzido de empresas e postos de trabalho. Fumar sobrecarrega a sociedade devido aos elevados gastos com as doenças que provoca. E estes são apenas alguns exemplos dos custos sociais, económicos e sociais de fumar. E é por todas estas razões que existe o Dia Nacional do Não Fumador!

No essencial o Dia Nacional do Não Fumador, que se comemora no dia 17 de novembro, tem dois objetivos principais: Primeiro, valorizar os não fumadores, reconhecendo os benefícios para si e para todos da sua opção. Segundo, deixar um apelo a todos os fumadores para decidirem ser NÃO fumadores. Quem fuma só poderá ser NÃO fumador se decidir livremente deixar de fumar. Por vezes basta esta decisão para a mudança acontecer. Por vezes a dependência pode impor-se e ser necessário um pouco mais do que decidir para conseguir esta mudança. Nestes casos, recorrer a uma consulta de cessação tabágica pode ajudar. Se quiser saber onde pode encontrar uma consulta para si, ligue para a linha do Serviço Nacional de Saúde (SNS 24: 808 242424).

Parabéns aos NÃO fumadores e votos para que muitos fumadores aproveitem este dia para decidir mudar.

Artigo de Opinião Dr. Paulo Vitória, Psicólogo e Professor no Departamento de Ciências Médicas da Universidade da Beira Interior

Partilhar
Autor
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
pexels-pixabay-47730
Quase 100 pessoas impedidas de entrar em recintos desportivos em 2024 – APCVD
2
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal
3
CINFAES
Câmara de Cinfães atribui mais de 100 mil euros em 216 bolsas de estudo
4
santa comba dão
Autarca de Santa Comba Dão considera que “há outras maneiras” de celebrar democracia

Artigos relacionados

urgências médico hospital
vespa
hospital enfermeiros
pexels-pixabay-248395
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Fique por dentro das últimas novidades e conteúdo exclusivo.
Procurar
Últimas notícias
pexels-pixabay-47730
Quase 100 pessoas impedidas de entrar em recintos desportivos em 2024 – APCVD
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal
CINFAES
Câmara de Cinfães atribui mais de 100 mil euros em 216 bolsas de estudo
santa comba dão
Autarca de Santa Comba Dão considera que “há outras maneiras” de celebrar democracia